Geral

Polícia divulga imagens de médica capixaba que desapareceu em SP

A irmã da médica contou que já foram feitas buscas em todo o aeroporto e em diversos outros locais em São Paulo, como hotéis, abrigos, hospitais e no IML, mas até o momento não há notícias

As imagens mostram Eliza no aeroporto antes de desaparecer Foto: Reprodução

A polícia divulgou imagens da médica capixaba que desapareceu desde a última quarta-feira (25), após desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Eliza Cremasco, de 66 anos, havia chegado de uma viagem internacional e deveria pegar um voo para Vitória, o que, segundo familiares, não aconteceu.

A médica voltou da Itália junto com uma amiga e desembarcou por volta das 5 horas, no terminal 3, do Aeroporto Internacional, em Guarulhos. Três horas depois, elas aparecem entrando no terminal 2 pela porta da frente, a partir daí as duas se separaram. Eliza foi vista logo em seguida chegando sozinha no desembarque internacional, onde permaneceu por cerca de dois minutos sentada. Em seguida, se levantou, deixando as malas e a mochila para trás. Nas imagens feitas pelas câmeras do aeroporto, ela aparece caminhando sozinha por várias áreas como se estivesse procurando alguma coisa. Depois, Eliza desaparece. 

A polícia fez várias buscas pelo aeroporto durante a madrugada, mas não encontrou nenhuma pista. O desaparecimento da médica ainda é um mistério. A amiga de Eliza, Luiza Guimarães acabou voltando para Vitória sem esperar pela amiga. 

O sobrinho da vítima foi até São Paulo para ajudar nas buscas e não imagina o que pode ter acontecido com a tia. "Ela não tem problema de saúde que comprometa a capacidade de orientação. Tanto que ela viajou e voltou. Pode ser que o fato dela ter se perdido da amiga, tenha a deixado em pânico", disse João Campos Cremasco. 

A médica, que é do Espírito Santo, trabalhou com médico capixaba Roberto Gomes que desapareceu depois de ser visto pela última vez na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2014. Até hoje, ele nunca foi encontrado. 

A família tem esperanças de que Eliza esteja pela região do aeroporto. "Infelizmente ela não estava com o celular. O cartão estava junto com as malas que foram deixadas. Ela estava com uma pequena quantidade de dinheiro", disse o sobrinho. 

Uma das câmeras do aeroporto gravou o momento em que Eliza entrou em um táxi. A polícia procura o motorista, que levou a médica, pra tentar descobrir onde ela está.

Entenda o caso

De acordo com uma irmã de Eliza, Maria Helena Cremasco, a médica estava acompanhada de uma amiga. Elas haviam passado cerca de 15 dias na Itália, onde foram visitar uma irmã de Eliza. No entanto, as duas se perderam no aeroporto, no momento de passar da área de voos internacionais para a dos domésticos.

"Essa amiga foi pedir uma informação e pediu para que a Eliza ficasse lá esperando ela. Só que quando ela voltou, Eliza não estava mais no local combinado. Por isso, essa amiga imaginou que a Eliza já tivesse ido para a sala de embarque. Ao não encontrá-la no local, pensou que ela já estivesse dentro do avião, mas também não estava. Daí ela entrou em contato com essa irmã da Itália e comunicou o fato", contou.

Maria Helena acredita que a irmã tenha ficado desorientada ao perceber que havia ficado sozinha no aeroporto. "Ela toma uma medicação de controle emocional, para ansiedade, pânico. Então, ao se ver sozinha no aeroporto, ela deve ter se sentido perdida e saiu desorientada".

A irmã da médica capixaba conta que já foram feitas buscas em todo o aeroporto e em diversos outros locais em São Paulo, como hotéis, abrigos, hospitais e no Instituto Médico Legal (IML), mas até o momento não há notícias sobre Eliza.

Eliza voltava de uma viagem à Itália, com uma amiga, mas não embarcou de volta para Vitória Foto: Reprodução

Segundo Maria Helena, a bagagem da médica foi encontrada no Aeroporto de Guarulhos. Ela havia sido deixada no local, no momento em que Eliza havia ido a um guichê de uma companhia aérea pedir uma informação. "Esperávamos ter uma pista sobre ela com base na utilização do cartão de crédito. Mas o cartão estava dentro da bolsa dela, que foi encontrada no aeroporto", lamentou.

Apesar da incerteza quanto ao paradeiro da irmã, Maria Helena mantém viva a esperança de que, a qualquer momento, Eliza entrará em contato com a família. "Nós preferimos acreditar que ela está segura em algum lugar e que irá nos telefonar em breve, já que ela sabe de cabeça o número de todo mundo. Ela pode estar sem dinheiro, já que deve ter gasto o que tinha para comer, e também está sem o cartão de crédito. Mas acreditamos que ela vai aparecer logo".

Três irmãos de Eliza foram a São Paulo acompanhar de perto as buscas pela médica capixaba, junto com dois sobrinhos dela, que já moram na capital paulista. Eliza Cremasco é médica oftalmologista, solteira e não tem filhos. A família é natural de Nova Venécia, mas Eliza mora em Vitória desde que entrou na faculdade de medicina.

Pontos moeda