Geral

Quatro rebeldes curdos morrem em explosão na Turquia

Redação Folha Vitória

Istambul - Uma autoridade turca afirmou que quatro rebeldes curdos foram mortos enquanto instalavam explosivos em um caminhão no sudeste da Turquia nesta quinta-feira, horas depois de uma outra explosão que teve militares como alvo deixar oito feridos em Istambul.

A explosão que matou os curdos ocorreu na província de Diyarbakir e deixou outras 10 pessoas feridas, de acordo com a fonte do governo. Em Istambul, cinco militares e três civis ficaram feridos, um deles gravemente, informou o governador da cidade, Vasip Sahin.

A agência de notícias privada Dogan mostrou um vídeo com um carro destruído, que ainda estava em chamas. As janelas de prédios nos arredores foram quebradas pela força da explosão.

Os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecido pela sigla PKK, têm atacado alvos policiais e militares desde julho, quando um frágil processo de paz entrou em colapso. O grupo Estado Islâmico também provocou algumas explosões fatais na Turquia.

O PKK luta pela autonomia da região dos curdos no sudeste do país. Após décadas de insurgência curda, cerca de 40 mil vidas foram perdidas. O partido é considerado uma organização terrorista pelo governo turco e seus aliados. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda