Geral

Caminhada para sair da rotina e apreciar belas paisagens em Alfredo Chaves

Levando ao pé da letra a expressão popular "andar na linha", os participantes realizam o percurso de quase 10 quilômetros, passando pelos trilhos de trem

A caminhada é penosa e com trechos difíceis e perigosos Foto: Iures Wagmaker ​

Uma das atividades físicas mais comuns é a caminhada. Não é preciso gastar nada e pode ser realizada por pessoas de todas as  idade que, normalmente, aproveitam a manhã ou o final da tarde para exercitarem. Dentre os locais escolhidos para essa atividade física, o calçadão das praias é o mais procurado por muitos. Mas, saindo da rotina, uma turma se reúne e realiza essa prática em um local inusitado.

Levando ao pé da letra a expressão popular "andar na linha", os participantes da "Caminhada nos trilhos" realizam o percurso de quase 10 quilômetros, entre as estações ferroviárias de Matilde e Ibitiruí, em Alfredo Chaves, passando pelos trilhos de trem. Todo o trajeto é feito a pé.

Um dos responsáveis pela organização de excursões para o local é Alexandre Ramos. Segundo ele, a ideia surgiu com base na paixão que ele sentia por trens. Vendo fotos e vídeos de um amigo, que já realizava esse percurso, organizou o evento, que vem ganhando cada vez mais participantes.

Quem participa dessa trilha pode desfrutar das belas paisagens rurais, passar por pontes, plantações e conhecer, opcionalmente, o túnel de Matilde, muito apreciado pelos visitantes do local. Na chegada ao destino, o participante é convidado a se aventurar por mais 1,5 quilômetro pela estrada de chão do distrito de Ibitiruí, e conhecer a Cachoeira da Vovó Lúcia, um dos destinos mais procurados pelos praticantes de rapel.

Alexandre lembra que as pessoas que querem participar dessa caminhada, é importante gozar de boa saúde, sem restrições médicas, não ter medo de altura e nem de escuro, ter resistência e gostar da natureza. "Para nosso percurso orientamos levar lanches leves, frutas e bastante líquido. Usar roupas leves, tênis ou bota específica para caminhadas", orienta ele. Vale lembrar também que a caminhada é penosa e com trechos difíceis e perigosos.

Além desse percurso, Alexandre também organiza uma caminhada maior, com 24 quilômetros, saindo da estação de Viana, e chegando à Santa Isabel, em Domingos Martins. Sendo a mais procurada pelos aventureiros, essa opção passa por pontes mais altas, túneis sem iluminação e diversos pontos onde param para descansar, se alimentar e aproveitar a natureza.

Para os interessados na aventura, a próxima caminhada nos trilhos acontece no próximo dia 12 de junho. O valor do transporte é de R$ 35, e os pontos de embarque são em Laranjeiras, Goiabeiras, Vila Velha e Campo Grande. Mais informações no telefone (27) 99998-2833.

Pontos moeda