Geral

Capixabas se preparam para Jornada Mundial da Juventude na Polônia

Os jovens da paróquia Bom Pastor, em Cariacica, estão realizando várias ações para a arrecadação do valor necessário para a viagem até Cracóvia

Os jovens Luiz Feliphe, Anna e Stefany estão se preparando para particiapar da JMJ 2016 Foto: ​Arquivo Pessoal

Em 2013 mais de três milhões de jovens, de diversas partes do mundo, se reuniram na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro participando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A presença do papa Francisco, eleito naquele ano, foi fundamental para a grande participação no evento.

O encontro de abrangência mundial, que acontece a cada três anos, tem a Polônia como sede em 2016. No Espírito Santo, alguns jovens já se preparam para essa viagem desde a edição no Rio.

O estudante Luiz Feliphe Alves Bravim, da paróquia Bom Pastor, em Cariacica, é um deles. Ele conta que, ao participar da JMJ no Rio, fez muitas amizades, com quem manteve contato. Isso fez que a vontade participar da edição deste ano aumentasse ainda mais.

Desde o início, Luiz Feliphe foi providenciando meios para arrecadar o valor necessário para a viagem, cerca de R$ 10 mil. Vendendo doces, ele foi ganhando a confiança das pessoas, que passaram a ajudá-lo com outros itens, que também foram colocados a venda.

A animação do Luiz Feliphe contagiou a mais duas jovens, a Anna Moscon e a Stefany Souza Rangel, da mesma paróquia. Elas, que não puderam participar do encontro no Rio, perceberam que esse seria um grande desafio, mas também uma oportunidade única. "Tenho um carinho enorme pelo papa Francisco e quero muito ver ele de perto", conta Stefany.

Com ajuda da paróquia e muita força de vontade, eles passaram a realizar ações entre amigos, bazares, vendas de diversos produtos, entre outras formas. Afinal, o valor agora é multiplicado por três.

A crise econômica e as altas taxas de câmbio internacional não desanimaram os jovens. Para eles, o alto valor do Euro é apenas mais um detalhe. "Não pensamos em desistir em nenhum momento. Mesmo sabendo que seria difícil, vale a pena participar de um encontro como esse", afirma Anna.

Uma das ações dos jovens foi a realização de um bazar Foto: ​Arquivo Pessoal

A cidade polonesa que sediará o evento será Cracóvia, sede da arquidiocese onde João Paulo II trabalhou antes de se tornar líder da Igreja Católica e local onde viveu Santa Faustina, jovem que se dedicou à igreja e é conhecida como "apóstola da Misericórdia de Deus".

A devoção por São João Paulo II também foi um atrativo a mais para os jovens. O papa, reconhecido como santo em 2015, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude. "Foi o local que ele começou a evangelizar os jovens" declara Luiz Feliphe. 

Para eles, toda ajuda é bem vinda. O grupo está vendendo bilhetes da Ação Entre Amigos antes e depois das missas do Santuário do Bom Pastor. No entanto, a principal forma de ajudar é outra. "Orem por nós", pede Luiz Feliphe.

A Jornada Mundial da Juventude 2016 acontece entre os dias 26 e 31 de julho. Por acontecer durante o Ano da Misericórdia, o tema escolhido pelo papa Francisco foi "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia".

Pontos moeda