Geral

Coca-Cola para de produzir refrigerante em Cariacica e fábrica será centro de distribuição

A previsão é que duas fabricantes das marcas Coca-Cola no Espírito Santo irão se concentrar na identificação de colaboradores de Cariacica com mobilidade e perfil para atuar em Linhares

A fábrica da Coca-Cola Brasil vai parar de produzir refrigerantes em Cariacica. Foto: Divulgação/Prefeitura

A fábrica da Coca-Cola Brasil em Cariacica vai parar de produzir refrigerantes e o local será ponto de distribuição. No novo formato 86 funcionários serão desligados da empresa.

De acordo com a Coca-Cola, a Rio de Janeiro Refrescos, fabricante das bebidas carbonatadas (bebidas sem gás) das marcas no Espírito Santo, optou pela conversão da unidade de Cariacica em um grande centro de distribuição, para aproveitar a vocação comercial e logística para atendimento regional.

Ainda segundo a Coca-Cola essa não será a única mudança prevista. A Leão Alimentos e Bebidas, responsável pelo portfólio de não carbonatados, chás e energéticos, deslocou parte da sua produção de Americana (SP) para Linhares (ES), gerando 60 novos postos de trabalho.

Atualmente a empresa conta com 874 empregados. A previsão é que as duas empresas irão se concentrar na identificação de colaboradores de Cariacica com mobilidade e perfil para atuar em Linhares. A Leão Alimentos e Bebidas irá considerar esse banco de currículos no processo seletivo de todas as operações em Linhares, adequando a experiência profissional à disponibilidade de vagas. A Rio de Janeiro Refrescos negociará com o sindicato um pacote de benefícios, além dos direitos previstos em lei, para os empregados que serão demitidos.

Investimentos

A previsão da Leão Alimentos e Bebidas é encerrar 2016 com 1.325 empregos diretos, um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior, além de aproximadamente 600 empregos indiretos.

A empresa projeta, ainda, com a instalação da nova linha em Linhares, aumentar em aproximadamente 40% a capacidade produtiva mensal de embalagens cartonadas (tetra pak) de um litro. Com os projetos de adequação da malha produtiva, a expectativa é fechar 2016 com volume de produção total 15% superior ao volume produzido em 2015.

Já para Cariacica, os investimentos da Rio de Janeiro Refrescos estão direcionados para o incremento da capacidade de armazenagem, a modernização e revisão de layout e de equipamentos do centro de distribuição, proporcionando flexibilidade operacional de mais de 60% de capacidade.

Pontos moeda