Geral

Dez famílias ainda estão desalojadas em Cachoeiro de Itapemirim por causa da chuva

Os números oficiais foram divulgados no início da noite deste quinta-feira (2), após uma reunião do Comando Unificado, criado para atender as regiões mais atingidas pela chuva

Nesta quinta-feira (2), foram realizados cortes de árvores e vistorias, além de limpeza em dezenas de ruas Foto: ​Divulgação/PMCI

O Comando Unificado, implantado na manhã desta quinta-feira (2) entre Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e representantes das secretarias municipais, divulgou no início da noite, o balanço oficiais das chuvas em Cachoeiro de Itapemirim, atingido por um temporal na noite desta quarta-feira (1).

De acordo com os dados divulgados, 88 famílias foram cadastradas nesta quinta-feira (2). Dessas, 10 estão desalojadas de suas residências e, por enquanto, ficarão em outro local. Não há registros de desabrigados na cidade.

Nesta sexta-feira (3), estão agendadas mais 20 vistorias e, pelo menos, nove cortes de árvores. Os trabalhos de triagem das famílias e o levantamento da situação das residências também prosseguem nesta sexta.

Durante o dia, foram realizados 18 cortes de árvores e 15 vistorias, além de limpeza em dezenas de ruas em seis bairros. “O estado é de alerta. Estamos visitando rua por rua, para saber pessoalmente a situação de cada local e, assim, traçar as ações. Vamos continuar mobilizados para garantir atendimento às famílias que precisam”, comentou o prefeito Carlos Casteglione (PT).

Após a divulgação dos números, não será, por enquanto, decretado o estado de emergência. O município vai fornecer cesta básica, colchões, cobertores, materiais de limpeza e higiene para as famílias atingidas.

Além disso, os moradores da cidade estão se mobilizando pelas redes sociais para arrecadar roupas e alimentos não perecíveis, a serem doados para as famílias desalojadas.

O dia permaneceu nublado e choveu fraco em algumas horas do dia. O Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD) emitiu um alerta para esta quinta-feira (2), reportando risco potencial para vendavais e acumulados de chuva nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória.

Pontos moeda