Geral

Emissão de Carteiras de Trabalho continua suspensa no Espírito Santo

O sistema de emissão de Carteira está passando por uma atualização e ainda não voltou a operar. A previsão de retorno era nessa segunda-feira (06)

A emissão de Carteira de Trabalho agora é digital. Foto: Agência Brasil

Os órgãos do Espírito Santo ainda não voltaram a emitir a Carteira de Trabalho. O sistema foi paralisado para uma mudança no sistema, realizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A previsão de retorno era na tarde dessa segunda-feira (06).

A atualização do sistema começou no dia 12 de maio. A primeira previsão para volta do sistema era no dia 30. O Ministério do Trabalho informou em nota que está procedendo a atualização do sistema de emissão do documento, para implantação da versão digital e que em função desta atualização, o sistema apresenta algumas intercorrências. A nota informa ainda que o Ministério está tomando as providências para reativar a emissão.

Com o novo sistema será mais rápido para retirar o documento. O tempo de emissão de registro trabalhista que era de até 30 dias passou para pouco mais de 20 minutos. A digitalização será integrada com o sistema de validação do PIS na Caixa Econômica Federal.  

Outra vantagem do documento digital é que no novo processo o trabalhador não necessita mais levar foto. O retrato digital é tirado durante a requisição do documento.

Quem já tem a Carteira de Trabalho convencional não precisa emitir um novo documento. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Pontos moeda