Geral

Intérprete do professor Girafales morre aos 82 anos

Aguirre tinha diabetes, controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. No final de 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro

Rubén Aguirre ficou eternizado como o Professor Girafales  Foto: Reprodução/Facebook

O ator Rubén Aguirre, conhecido por ter interpretado o professor Girafales no seriado Chaves morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (17) por Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga.

"Meu professor favorito descansa em paz. Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Edgar em seu perfil no Twitter.

Aguirre tinha diabetes, que era controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna. Em 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Ele teve que abandonar os palcos e usar cadeira de rodas. Já Consuelo perdeu uma das pernas e precisou passar por quatro cirurgias.

Em junho, Aguirre publicou uma carta pedindo para a ANDA (Asociación Nacional de Actores) custear seus tratamentos médicos. Com título "E agora, quem poderá me defender?", uma referência ao personagem Chapolin, Rubén revelou que há dez anos luta pelo direito de ter assistência médica, já que sempre contribuiu com as cotas estabelecidas pela associação. "Minhas forças se acabaram", assumiu o ator mexicano que também explicou o motivo do texto nas redes sociais.

Em agosto de 2014, o  ator foi internado na capital do México com quadro de desidratação e anemia, mas ele tomava medicamentos havia pelo menos duas décadas para controlar doenças renais e diabetes

Com idade avançada e problemas de saúde, Aguirre tinha sido recomendado por médicos para viver ao nível do mar. Por causa disso, não ia à capital, Cidade do México, a 2.250 m de altitude, e nem viaja longas distâncias, o que o impedia de vir ao Brasil com frequência.

Rubén, que completou 82 anos há dois dias, passou 11 dias internado com quadro de pneumonia. Apesar de ter sido liberado para voltar para casa há uma semana, o estado do ator ainda era grave.

No dia 7 de junho, ele chegou a agradecer o apoio dos fãs em seu Twitter.

— Obrigado por suas mensagens. Eu as leio e me alegro.

Aguirre ficou eternizado como o Professor Girafales, um dos personagens mais queridos da vizinhança do Chaves. Nos últimos anos, sofria com o avanço da diabetes. 

Casada com Aguirre há 55 anos, Consuelo de los Reyes destacou ao jornal El Comercio o quão debilitado ele estava nos últimos meses. "De um dia para o outro, se foram as forças e agora ele está sem se mover, mal consegue se mexer na cama e fala pouco. A diabetes o deixou assim". 

Mesmo debilitado e de cadeiras de rodas, Rubén Aguirre se encontrou com Florinda Meza Bolaños, ex-mulher de Roberto Bolaños e a eterna Dona Florinda, em fevereiro deste ano. Os dois cantaram juntos e emocionaram os fãs do seriado ao relembrarem os dias em que viveram os apaixonados Girafales e Florinda. 

Rubén Aguirre Fuentes nasceu na cidade Saltillo, no México. Ele tem o título de engenheiro agrônomo e trabalhava como executivo da de uma emissora de TV no México quando conheceu Roberto Bolaños, o criador do Chaves. Além do seriado, também participou de algumas novelas mexicanas, mas o Professor Girafales segue como o personagem mais importante de sua carreira. Ele também dirigiu o seu próprio circo, com o qual realizou turnês por toda a América Latina.

Pontos moeda