Geral

Médico capixaba está em estado grave após transplante de coração

Segundo médicos que participaram do procedimento, o quadro é grave por se tratar de uma cirurgia de alto risco. No entanto, eles garantiram que a cirurgia foi bem sucedida

Rogério Guasti foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração nesta quarta-feira Foto: Reprodução

Terminou na tarde desta quarta-feira (29) a cirurgia de transplante de coração no médico neurologista Rogério Guasti, de 69 anos. O procedimento foi realizado no Hospital Meridional, em Cariacica, e teve início por volta das 5 horas desta quarta-feira (29). Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a operação terminou por volta das 16 horas.

De acordo com os médicos que participaram da cirurgia, o estado de saúde de Rogério Guasti, embora estável, é considerado grave, já que se trata de um procedimento de alto risco. No entanto, segundo os médicos, a cirurgia foi bem sucedida e ocorreu dentro da normalidade.

Após a cirurgia, Rogério Guasti foi levado para o CTI do hospital, onde está sedado e deve permanecer em observação durante cinco dias. Os médicos não deram uma previsão de quando será possível avaliar se o órgão transplantado sofreu ou não algum tipo de rejeição por parte do organismo do neurologista. Eles explicaram que esse tempo pode variar bastante, já havendo caso em que a rejeição ocorreu após dois anos de transplante.

Doação

A doação do órgão foi feita em Uberlândia, Minas Gerais, e ocorreu após a confirmação da morte encefálica de um jovem de 24 anos. O coração doado foi transportado pelo Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer), da Polícia Militar, e chegou ao Espírito Santo por volta da 4 horas desta quarta-feira.

Esta semana amigos e familiares divulgaram um vídeo do neurologista fazendo o pedido de doação de órgão. De acordo com informações divulgadas por parentes de Guasti, ele foi diagnosticado com uma cardiopatia grave.

Veja o pedido do neurologista:

Veja a chegada do coração para o médico:

Pontos moeda