Geral

Pesquisa aponta Vitória como a sexta cidade mais inteligente do país

Vitória teve destaque nos quesitos tecnologia e inovação, saúde, educação e governança. A Capital ficou na 6ª posição no ranking Connected Smart Cities, pesquisa de uma consultoria

Vitória: 6ª mais inteligente Foto: Yuri Barichivich/Prefeitura

A Capital do Espírito Santo ficou na sexta colocação entre os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, aferindo indicadores de inteligência, conexão e sustentabilidade. São 11 indicadores em mais de 500 cidades pesquisadas, que chegam ao resultado final. Vitória ficou atrás de, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

A pesquisa "Connected Smart Cities", da consultoria Urban Systems, destacou que Vitória subiu uma posição no ranking geral, mantendo a primeira colocação no quesito Saúde e Educação. A Capital também se destacou em outros âmbitos como Tecnologia e Inovação, com a 15ª colocação, e Governança, na 8ª posição.

O estudo destacou que Vitória tem o maior índice de médicos em atividade no País, com 9,64 profissionais por 1 mil habitantes, além de ter uma média de leitos acima da média brasileira, de 5,91 leitos a cada 1 mil habitantes.

Na área de educação, o destaque ficou por conta da maior oferta de vagas em universidade pública por 1 mil habitantes, com 14,2 vagas; além de 97,8% dos docentes do Ensino Médio do município ter ensino superior. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 562,6 pontos, também pesou para a primeira colocação do município no quesito educação.

Já na área governança, o "Smart Cities" apontou pontos positivos de Vitória os conselhos municipais, e a nota 8,8 na escala Brasil Transparente.

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), a posição da Capital no ranking mostra os resultados de investimentos em inovação e tecnologia. "Este é mais um indicador importante da nossa evolução, principalmente nos últimos dois, três anos com atuação forte no investimento em inovação, conexão da cidade e avanço no sistema do uso das ferramentas tecnológicas: internet, aplicativos, que estamos investindo muito, inclusive com grandes novidades, como por exemplo, a avaliação do sistema de saúde por torpedo, o App Vitória Online e as conexões de wi-fi pela cidade", afirma.

Em outros quesitos importantes, porém, Vitória sequer foi mencionada. Quando o assunto é segurança pública, a Capital não está entre as melhores. O mesmo acontece em outras áreas do estudo como, Urbanismo, Meio Ambiente e Energia.

A Capital ficou em sexto lugar entre as cidades mais inovadoras Foto: Reprodução

Acesse o documento na íntegra aqui.

Pontos moeda