Geral

Prefeito pode decretar situação de emergência em Cachoeiro por causa da chuva

Cerca de seis mil alunos da rede pública municipal e estadual, e de uma escola particular do município ficaram sem aulas nesta quinta-feira (2) após os estragos provados pelo temporal

Foi criado um comando unificado para atender os casos de emergência provocados pela chuva Foto: ​Divulgação/PMCI

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), pode decretar situação de emergência no município ainda nesta quinta-feira (2) por causa da forte chuva que atingiu o município na noite desta quarta-feira (1). Cerca de 100 famílias estão desalojadas e mais de seis mil alunos ficaram sem aulas. Ele aguarda os dados técnicos da Defesa Civil para elaborar o plano de emergência.

Um comando unificado para atender os chamados os moradores foi montado durante a manhã em uma reunião com o prefeito, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e representantes das secretarias municipais.

“Temos várias equipes já atendendo as regiões mais afetadas pelas chuvas. Estamos trabalhado desde a madrugada para resolver a situação”, comenta Casteglione.

Na manhã desta quinta-feira, equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Obras trabalham para retirar a lama dos bairros atingidos pelos alagamentos. Os bairros mais atingidos foram: BNH, Vila Rica, Mara Ortiz, Nova Brasília, Gilberto Machado e Centro. No bairro São Francisco de Assis, a parede de uma residência desabou. Na rua Eurico Monteiro, no bairro Valão, houve a queda de uma casa. Ninguém se feriu.

De acordo com a Defesa Civil do município, cerca de 100 famílias ficaram desalojadas. No bairro Nova Brasília, o mais atingidos, várias famílias perderam quase tudo. “Estamos com nossos assistentes sociais acompanhando essas famílias e estamos contato com a ajuda de servidores de outras secretarias, para levarmos conforto, cesta básica e colchões para essas famílias atingidas”, completa o prefeito.

Quatro escolas municipais: a ‘Luiz Marques Pinto’, no Aeroporto; ‘Maria Siloti’, no BNH; ‘Waldir Furtado’, no Paraíso; foram atingidas pelas água e cerca de 1,4 mil alunos estão sem aula. No bairro BNH, a escola ‘Pedro Estelita’ está sem energia e cerca de 2.5 mil alunos foram liberados. Uma escola estadual e uma particular também suspenderam as aulas nesta quinta-feira.

Além disso, três unidades de abastecimento de água estão com o serviço interrompido por causa da falta de energia. O Corpo de Bombeiros está trabalhando com toda a equipe do plantão e acionou militares que estavam de folga para integrar mais três para ajudar nos trabalhos.
Foram registradas mais de 100 ocorrências de queda de árvores pela cidade, em cima de veículos e residências. 

Energia restabelecida

A manhã desta quinta-feira (2) foi de muito trabalho e limpeza das ruas atingidas pela lama Foto: ​Divulgação/PMCI

Por meio de nota, a EDP informa que, em virtude de fortes ventos e chuvas que atingiram o município de Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (1), houve interrupção no abastecimento de energia devido à queda de árvores, galhos, telhas e outros objetos sobre a rede, causando um número elevado de ocorrências.

A distribuidora reforçou o volume de equipes técnicas, que seguem trabalhando para normalizar o abastecimento em todas as regiões impactadas. A concessionária ressalta que o serviço foi restabelecido para 90% dos clientes e, no momento, há casos pontuais que estão sendo atendidos em áreas mais críticas.

A empresa esclarece também, que em virtude da extensão dos danos, alguns consumidores tiveram o fornecimento restabelecido na manhã desta quinta-feira (2). A concessionária orienta os consumidores a informar ocorrências em sua região e obter mais informações pelo telefone 0800 721 0707, que funciona 24 horas por dia.

Campanha nas redes sociais

Os moradores que residem em áreas não atingidas pelos alagamentos estão se mobilizando nas redes sociais para arrecadar roupas e alimentos não perecíveis, roupas, roupas de camas, produtos básicos de limpeza e higiene para as famílias atingidas pelas chuvas em Cachoeiro de Itapemirim.

A Embaixada Fla Cachoeiro e a Máfia Estrelense estão convocando os torcedores de todos os times para ajudar as famílias que precisam. “Vimos várias pessoas pedindo ajuda e nesse momento estão solidários e queremos fazer algo de bom para essas pessoas que estão sofrendo. Nessa hora não tem torcida, não tem religião, não tem nada que nos impeça de ajudar”, comenta Gláucio Fragoso.

Ele, inclusive, ajudou uma família desalojada durante o temporal. “Eu estava limpando meu bar, que também foi atingido pela chuva, quando um senhor me perguntou se podia dormir ali com a esposa e os dois filhos, pois a água tinha invadido a casa deles no Teixeira Leite, e perderam tudo. É um momento triste para a cidade e temos que ajudar quem precisa”, completa Fragoso.

As doações podem ser feitas em diversos pontos da cidade. Um deles é o Bar do Batata Baroa (BBB) na Ilha da Luz. Todo o material arrecadado será enviado para a Defesa Civil do município no sábado, para ser distribuído entre as famílias atingidas. 

Pontos moeda