Geral

Prefeitura conclui obras e vai demolir 14 casas em risco no Morro da Boa Vista

De acordo com o prefeito de Vila Velha, outras 43 residências ainda serão avaliadas, a partir da semana que vem. Famílias seguem recebendo auxílio-aluguel

No total, 14 casas na região serão demolidas; outras 43 estão em avaliação Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Após quase sete meses de trabalho, as obras no Morro da Boa Vista, local onde uma pedra rolou e provocou a destruição de várias casas no primeiro dia deste ano em Vila Velha, ficaram prontas. O trabalho de contenção de rochas foi oficialmente encerrado nesta quinta-feira (30). 

Mesmo assim, as famílias que tiveram de deixar as próprias casas ainda não podem voltar; 14 delas de forma definitiva, devido à condenação das moradias pela Defesa Civil e serão demolidas a partir dos próximos dias. Outras 43 residências ainda serão avaliadas, a partir da semana que vem. As famílias seguem recebendo auxílio-aluguel.

“Iremos construir novas casas na região para os moradores, em locais onde não haja riscos. Com isso, evitaremos que novas áreas perigosas sejam ocupadas com moradias irregulares”, salientou o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda.

As obras compreenderam a retirada de rochas menores, a contenção da rocha que deslizou (de aproximadamente três mil toneladas), fixação da pedra no topo da encosta, construção de ruas e escadarias hidráulicas, com a finalidade de direcionar as águas da chuva para outros caminhos, sem impactar nas estruturas construídas, entre outras ações.

Para fixação das pedras e impedir novos deslizamentos, foram construídos 80 contrafortes – espécie de muralha ou coluna de concreto – e duas barreiras de contenção. A obra, orçada em R$ 8,5 milhões, contou com o empenho de 90 operários que trabalharam diariamente no local.

Pontos moeda