Geral

Produção industrial do Japão cai 2,3% em maio ante abril

Redação Folha Vitória

Tóquio - A produção industrial do Japão caiu fortemente em maio, de acordo com dados do governo divulgados nesta quinta-feira (horário local), ao passo em que a lenta economia global e o mal desempenho das montadoras pesavam sobre a atividade fabril.

A produção industrial recuou em 2,3% em maio, na comparação com o mês anterior, caindo pela primeira vez em três meses, de acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. Economistas esperavam uma leitura estável, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Wall Street Journal.

A queda veio mesmo com o aumento gradual na atividade manufatureira da região de Kumamoto - um polo industrial de semicondutores - após os terremotos em meados de abril.

A produção da indústria automobilística tem sido atingida por uma queda na demanda de carros de pequenos porte. Enquanto, as exportações de automóveis, semicondutores, celulares e maquinário de construção continuaram lenta, em reflexo do ritmo vagaroso do crescimento na China e nos EUA.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo ministério, a produção industrial japonesa deve crescer 1,7% em junho e 1,3% em julho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda