Geral

Queimadas aumentam 85% este ano em SP

Redação Folha Vitória

Sorocaba - O número de queimadas aumentou 85% no Estado de São Paulo este ano, comparado com o ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde janeiro até esta quarta-feira, 29, foram registrados 984 focos de incêndio no Estado.

No mesmo período de 2015, um ano com menos chuvas, foram 531 focos, segundo o Inpe. O tempo seco dos últimos dias, aliado aos efeitos das geadas, que ressecaram matas e pastagens, está contribuindo para elevar o risco de queimadas.

Da madrugada de terça-feira, 28, ao início da tarde desta quarta-feira, os satélites do Inpe detectaram 31 focos de incêndios em São Paulo. Desses, 18 estavam ativos às 15 horas em cidades como Jarinu, Tatuí, Avaré, Araçariguama, Franco da Rocha, Cunha e Piracicaba, em diversas regiões do Estado.

O maior número de queimadas este ano foi registrado em abril, com 307 ocorrências. Em fevereiro, apesar das chuvas, os satélites detectaram 188 focos. Este mês, até a tarde desta quarta, foram contabilizados 183, a maioria em áreas rurais.

Pontos moeda