Geral

Temperaturas podem ficar abaixo dos 10 graus com chegada de nova frente fria ao Espírito Santo

Segundo o Incaper, a frente fria deve se aproximar do Estado ao longo desta terça-feira. Na sexta, termômetros podem chegar a 8ºC nas áreas mais altas da Região Serrana

O frio deve chegar nos próximos dias em Pedra Azul Foto: Divulgação

Uma nova frente fria deve chegar ao Espírito Santo neste semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Dessa vez, a previsão do instituto é que a temperatura chegue a ficar abaixo dos 10ºC nas áreas mais altas da região serrana.

Segundo o Incaper, as temperaturas mínimas nessas regiões devem chegar a 13ºC na terça-feira, 11ºC na quarta, 9ºC na quinta e 8ºC na sexta-feira. Já na Grande Vitória, os termômetros podem chegar aos 18ºC na quinta-feira.

Acompanhe as informações do Clima no Espírito Santo!

A frente fria deve se aproximar do Espírito Santo ao longo desta terça-feira (07). Segundo o Incaper, há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no sul da Região Serrana e na Região Sul do Estado. No entanto, ainda haverá aberturas de sol pela manhã. 

Entre a maior parte da Grande Vitória e o extremo sul das regiões Noroeste e Nordeste, há uma pequena chance de chuva isolada à noite. O vento aumenta sua intensidade, ao longo do dia, entre o litoral sul e o litoral da Grande Vitória. De acordo com o Incaper, o abafamento começa a diminuir no sudeste e no sul do estado.

Na quarta-feira (08), a frente fria fica quase parada na altura do estado, mantendo o tempo instável sobre a maioria das áreas capixabas. Na metade sul do Espírito Santo e extremo sul das regiões Nordeste e Noroeste, pancadas de chuva a partir da tarde, mas já com muitas nuvens nos demais horários. Nas demais áreas do estado, pancadas de chuva à noite. O abafamento diminui em todas as localidades capixabas.

Já a quinta-feira ainda será com atuação de uma frente semi-estacionária. O dia é chuvoso no estado, com temperatura amena em todas as regiões. Menor chance de chuva apenas na área centro-norte capixaba.

Alerta de tempestade

Inpe emitiu, neste domingo, alerta de tempestade para 28 municípios capixabas Foto: Reprodução

Apesar de o Incaper prever chuvas moderadas para o Espírito Santo nesta semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, no domingo (05), um alerta de tempestade para o Estado, com possibilidade de rajadas de vento e chuva forte, principalmente nas regiões Sul e Serrana do Estado.

Segundo a previsão do Inpe, 28 regiões capixabas correm risco de serem atingidos por tempestades de raios: Alegre, Anchieta, Aracê, Bom Jesus do Norte, Castelo, Dores do Rio Preto, Guarapari, Iconha, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Piúma, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, São José do Calçado e Viana

Além do Espírito Santo, mais sete estados brasileiros receberam o alerta: Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

De acordo com o capitão José Almeida, da Defesa Civil Estadual, o órgão já está pronto para atender qualquer tipo de emergência que venha a ocorrer em função das chuvas no Estado. "Já repassamos esse alerta a todas as defesas civis municipais, que estão com suas equipes a postos. As cidades estão mapeadas e já sabemos quais regiões apresentam maior risco. Ao menor sinal de tempestade, as equipes serão deslocadas e farão o trabalho preventivo, retirando as famílias dessas áreas de risco, caso seja preciso", frisou.

Pontos moeda