Geral

Bombeiros intensificam buscas a funcionário desaparecido após desabamento em Vitória

Até o início da tarde existe a previsão dos moradores terem acesso ao prédio para pegarem os pertences, segundo o major que está no local do acidente

A área de lazer do condomínio ficou completamente destruída Foto: TV Vitória

As buscas pelo funcionário identificado Dejair estão sendo intensificadas no final da manhã desta terça-feira (19). Ele está desaparecido desde o desabamento da área de lazer do condomínio Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória. De acordo com o major Benício Ferrari, a equipe do Corpo de Bombeiros já tem a localização de onde ficava a guarita dele e a partir daí as buscas vão começar. 

Segundo o major, a equipe está tentando ter acesso às imagens das câmeras de segurança do local para saber se o funcionário estava na guarita no momento do desabamento ou se havia ido para outra parte do prédio. 

Confira a galeria de fotos!

Além disso, até o início da tarde existe a previsão dos moradores terem acesso ao prédio para pegarem os pertences. “Vamos providenciar acessos alternativos para os moradores entrarem de forma segura em suas casas para pegarem seus pertences. Marcamos de entrar de forma organizada, de dois em dois, para termos um controle, não haver tumulto e não atrapalhar as buscas”, destacou.

>> Imagens feitas com drone mostram dimensão dos estragos em prédio de luxo de Vitória
>> Fotos mostram antes e depois do desabamento em prédio de luxo em Vitória
>> Canteiro é destruído para fazer desvio de veículos na Enseada do Suá

Ainda de acordo com o major, enquanto a vítima não for encontrada os trabalhos serão mais lentos. Um maquinário também será liberado para trabalhar no local.

Familiares da vítima desaparecida acompanham o trabalho dos bombeiros. 

Desabamento

O desabamento aconteceu durante a madrugada, por volta das 4 horas. Além do porteiro desaparecido, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, entre elas, o síndico e funcionários do prédio. Foram três lajes que caíram, sendo a área de lazer, a área da garagem e a área do subsolo.

Durante a manhã, cães farejadores fizeram buscas para localizar vítimas. Um casal que dormia durante a tragédia foi resgatado logo cedo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não sabiam que o casal permanecia no local. A mulher identificada como Iracy e o companheiro Edmar Olímpio, foram resgatados por volta das 8h20.

Ligação 

A filha do síndico do prédio disse que um dos porteiros ligou dizendo que estava ouvindo ‘estalos’ na área da piscina. Com isso, o pai dela desceu para ver o que estava acontecendo. As lajes desabaram e o síndico acabou ferido. Ele foi levado para o hospital com muitas dores.

CREA

O presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea), Helder Carnielli, informou que ainda é muito cedo para afirmar as causas que levaram a parte da área de lazer de um condomínio de luxo desabar. Segundo ele, pode ter sido uma explosão de gás, um rompimento de um cordão da laje, um afundamento estrutural e outras coisas. Ele informou que seria muito precoce afirmar qualquer coisa sem um diagnóstico e é necessário aguardar a perícia.

Carros 

O desabamento deixou pelo menos 50 carros totalmente destruídos. O Coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, informou que toda a área de lazer do prédio está comprometida. Segundo ele, foram mais de três lajes que desabaram juntos com a piscina. 

Circulação de ônibus

Os usuários do Sistema Transcol que utilizam as linhas que passam pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no sentido Centro de Vitoria, precisaram ficar atentos ao desvio na região próxima à Praça do Papa, onde ocorreu o desabamento. Os ônibus passaram por dentro da Praia do Suá, conforme orientação da Guarda Municipal de Vitória.

Pontos moeda