Geral

Carros e motos disputam melhor arrancada no Top Gear ES

O evento é de cunho esportivo e servirá para carros e motocicletas – tanto originais quanto modificadas - percorrerem a pista na disputa pela melhor arrancada e melhor tempo

O trajeto é reto e os veículos partirão da imobilidade Foto: Divulgação

Quem curte jogos eletrônicos lembra-se do game internacional Top Gear, no qual diversos veículos corriam em busca do primeiro lugar. Do computador à realidade, no dia 28 de agosto acontecerá a primeira edição do Top Gear ES 402, no Aeródromo de Guarapari, a partir das 11 horas. O evento é de cunho esportivo e servirá para carros e motocicletas – tanto originais quanto modificadas - percorrerem a pista na disputa pela melhor arrancada e melhor tempo.

De acordo com o organizador, Marco Hygino, o trajeto é reto e os veículos partirão da imobilidade. Os pilotos, que serão amadores, correrão 402 metros, ou ¼ de milha. “Um sistema computadorizado fará a medição dos tempos. A largada será dividida em três partes: preparação, alinhamento e aceleração”, explicou.

Ainda segundo ele, há ainda quatro classificações diferentes. São elas: “Imports” – destinada para carros importados de rua que são turbos ou aspirados originais de fábrica com leve preparação; “Desafio 12,5 segundos” – para carros de rua que conseguem fazer tempo de até 12,5 seg no percurso de 402 metros; “Desafio 14,5 segundos” – para veículos de rua que conseguem fazer tempo de até 14,5 seg no percurso de 402 metros e, por fim, “Desafio 15,5 segundos” – para carros de rua que conseguem fazer tempo de até 15,5 seg no percurso de 402 metros.

Quanto às categorias, os pilotos poderão optar de acordo com o perfil doe veículos. Para os carros são: ST – Standard; DT-C Dianteira Turbo C; STT - Street Tração Traseira; DT-B - Dianteira Turbo B; DO - Dianteira Original; TO - Traseira Original; TT - Turbo Traseira; DS - Dianteira Super; TS - Traseira Super; XTM - Extreme 10.5; DT-A - Dianteira Turbo A; FLT - Força Livre Traseira; FLD - Força Livre Dianteira; PM – Promod;. Para veículos dragster são suas opções: DL - Drag Ligth e a DT - Drag Top. Por fim, motos enquadram-se na categoria DB – DragBike.

Podem participar pessoas com mais de 18 anos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. A taxa de inscrição, para este dia de prova será de R$ 260. Quem optar pela classificação Desafios terá direito a pulseira e um acompanhante. Na opção das categorias, pelo mesmo valor, o participante terá o direito a pulseira e dois acompanhantes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Público

O evento será aberto ao público em geral. Para o domingo (28) quem quiser assistir poderá fazê-lo mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e a compra do ingresso no valor de R$ 10. São esperados cerca de mil pessoas para assistir o evento. Os pontos de venda para compra de ingresso são: loja Misbella do Shopping Vitória, Vide Bula do Shopping Praia da Costa, Academia Ponto 1 da Praia do Canto, Academia Wellnes da Praia da Costa e loja Soft em Guarapari. Os ingressos serão vendidos na hora.

Pontos moeda