Geral

Compartilhamento de senhas da Netflix pode se tornar ilegal

Apesar de muitos compartilharem a senha de acesso ao serviço, uma ação judicial que está em julgamento nos Estados Unidos pode fazer com que essa prática se torne ilegal

A empresa permite que o acesso seja feito de forma simutânea em mais de um aparelho Foto: Divulgação

O serviço de vídeos por streaming Netflix ganhou a adesão daqueles que gostam de assistir filmes e séries. Além da facilidade de acesso via smartphone, tablet, computador ou televisores ligados à internet, a empresa permite que esses acessos sejam feitos de forma simultânea em mais de um aparelho.

Com isso, muitos usuários compartilham a mesma conta e senha com amigos, dividindo também o pagamento da mensalidade. Mas uma ação judicial que está em julgamento nos Estados Unidos pode fazer com que essa prática se torne ilegal.

O processo, no entanto, não tem nenhuma relação com a Netflix. De acordo com o site TecMundo, o que está sendo julgado é um acesso não autorizado do funcionário de uma empresa que entrou no banco de dados do local com o login de um ex-funcionário.

Apesar de não se tratar de algo comum no dia a dia, a decisão desse caso americano pode impactar todas as áreas que tenham senhas compartilhadas, inclusive a Netflix ou qualquer outro serviço de streaming, também em outros países.

Um dos lados do caso condena o fato da divisão de senhas. O outro lado defende que o problema está na ação ilegal do funcionário. A pauta em debate, no entanto, é a transferência de autorização para acessar um banco de dados de terceiro.

Cabe ressaltar que a Netflix autoriza que o assinante tenha acesso ao serviço em mais de um aparelho. O compartilhamento de senhas, no entanto, é de responsabilidade do titular da conta, que pode ser punido, conforme a decisão do caso.

Pontos moeda