Geral

Concurso para educação: Mil novas vagas para professores na rede estadual

A previsão é que o edital seja lançado até o final desse ano. O anuncio foi feito pelo Governador Paulo Haturng durante a posse de 700 professores do concurso passado

A previsão é que o edital do concurso  para professores seja lançado até o final desse ano. Foto: R7

O Governador Paulo Hartung anunciou, na manhã dessa terça-feira (12), um novo concurso para contratação efetiva de pelo menos mil novos professores. A informação foi divulgada durante o evento de posse de 700 profissionais que foram aprovados no concurso anterior.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), as vagas são para todas as áreas da educação e os salários variam entre R$ 1.982,55 e R$ 3.554,92 para 25 horas semanais de trabalho.

A previsão é que o edital do concurso seja lançado até o final desse ano. Os professores nomeados nessa terça-feira já começaram a atuar. A posse aconteceu na Escola Viva, em São Pedro, Vitória.

“Esse é um momento significativo para os professores presentes e também para o nosso Estado. Parabenizo a todos pela dedicação e pela conquista. Para o ano que vem, vamos ter a realização de mais um concurso, com mais mil profissionais que irão somar a nossa rede estadual de educação. Nossa meta é realizar um concurso a cada ano, equilibrando e fazendo a substituição da rede estadual de ensino no sentido de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Precisamos superar os desafios da Educação. O Brasil passa por um período de dificuldades e queremos que as nossas escolas públicas sejam luz para iluminar o conhecimento e portas e janelas de oportunidades para os milhares de jovens”, destacou o governador.

Os 700 profissionais empossados vão atuar nas escolas da rede pública estadual, com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a partir desta terça-feira (12).

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, ver um grande contingente de jovens presentes na cerimônia é uma grande alegria. “Esse é um ato de mudança e movimento, solidificando a melhoria da educação e abrindo uma nova etapa na vida profissional desses professores. Vamos começar a trabalhar para lançar o novo concurso até o final do ano, com previsão de mais mil vagas. Nosso objetivo é realizar um concurso de remoção, onde os professores efetivos são contemplados com a mudança para outra escola em caráter definitivo e, logo após, publicar o edital com abertura de novas vagas”, ressaltou Haroldo.

O último concurso público do magistério estadual foi realizado em 2015. Foram abertas 1.178 vagas para 76 municípios capixabas e distribuídas por disciplina: Arte (41 vagas), Biologia/Ciências (72 vagas), Educação Física (30 vagas), Filosofia (14 vagas), Física (73 vagas), Geografia (87 vagas), História (39 vagas), Língua Inglesa (67 vagas), Matemática (455 vagas), Língua Portuguesa (218 vagas), Química (59 vagas), Sociologia (23 vagas).

O professor de História, Luís Eduardo Formentini, que atuará no município da Serra, estava muito contente com o início das atividades. “Estou muito feliz, pois é uma oportunidade de fazer a diferença, de oferecer tudo o que aprendi no curso de pedagogia para os alunos. Estou ansioso para encarar o desafio de contribuir para a formação dos jovens. A educação é um caminho difícil, mas muito gratificante”.

Já o professor de Matemática, Carlos Costa dos Reis, contou que trabalha na rede particular há alguns anos e está empolgado para fazer parte da rede estadual. “Vejo a educação como essencial para as crianças e jovens do Espírito Santo. A escola que escolhi é de ensino fundamental, pois quero formar cidadãos e contribuir para o futuro deles”.

Com a posse dos novos professores, as vagas atualmente ocupadas por docentes com contratos de designação temporária serão substituídas pelos efetivos. Assim, o Governo do Estado ganha na operacionalidade e os recursos serão otimizados.

O objetivo do Governo do Estado é que seja realizado, anualmente, concurso para professores, para recompor gradativamente o quadro efetivo do magistério estadual.

Visita Escola Viva São Pedro

Antes da cerimônia de posse dos novos professores, o governador Paulo Hartung visitou as instalações da Escola Viva São Pedro. Recepcionado pelos estudantes Amanda, Matheus e Rodrigo, conheceu os projetos de vida dos estudantes e as atividades que exercem na unidade.

Durante a visita, os estudantes da eletiva "Cantando, encantando e tocando a vida", das disciplinas de Matemática e Biologia, prepararam uma brilhante e emocionante apresentação. Nesta disciplina eletiva, os estudantes aprendem sobre as funções do corpo e a presença dos números enquanto cantam.

“Pude ver hoje o papel relevante da escola e a posição decisiva dos nossos mestres. Há vida nas escolas públicas e a Escola Viva reflete isso quando andamos pelos corredores”, ressaltou o governador.

A Escola Viva São Pedro atende mais de 500 estudantes e é composta por salas de aula, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de Física/Química, laboratório de Biologia/Matemática, sala de Artes, auditório, sala de recursos e quadra poliesportiva coberta.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

Escola Viva

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização flexível. A programação escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibiliza um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária vai das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799 e prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018. Para conhecer mais sobre o programa Escola Viva, acesse o site www.escolaviva.es.gov.br.

Pontos moeda