Geral

Corpo de funcionário é encontrado após desabamento de área de lazer de prédio de luxo em Vitória

O acidente aconteceu durante a madrugada e deixou pelo menos quatro pessoas feridas, além do homem que ficou desaparecido. O prédio fica na Enseada do Suá

Corpo da vítima foi encontrado debaixo da laje da área de lazer do condomínio Foto: Everton Nunes

Após quase 15 horas de buscas, foi encontrado, no início da noite desta terça-feira (19), o corpo do porteiro Dejair das Neves, que estava desaparecido após parte da área de lazer do condomínio Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, desabar. A vítima estava trabalhando no momento da tragédia. O acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (19) e deixou pelo menos quatro pessoas feridas, além do homem que ficou desaparecido.

O corpo da vítima foi encontrado por volta das 17h30 desta terça. Ele estava entre a laje da área de lazer do condomínio e a laje do térreo.

Durante horas, os bombeiros retiraram o entulho de cima do corpo, para que ele pudesse ser removido do local. No entanto, até a noite desta terça-feira, o corpo continuava preso aos escombros.

"Ele estava no térreo. Então o piso que estava em cima dele, que e o da área de lazer, veio abaixo sobre ele e sobre o piso da garagem, que é o térreo. E o piso onde ele estava também cedeu sobre o subsolo. Tinham ainda alguns espaços que poderiam permitir [que ele se salvasse], mas no local exato onde ele estava não ficou muito espaço para ele", disse o major Ferrari, do Corpo de Bombeiros.

Segundo o major, a localização do corpo do porteiro foi possível com a ajuda das imagens das câmeras de videomonitoramento. "Depois que os engenheiros disseram que nós podíamos atuar com ferramentas, fomos ao local onde ficavam as gravações do circuito interno de TV. Conseguimos resgatar esses equipamentos e, com a ajuda das imagens, a gente conseguiu estimar, com bastante certeza, o local onde poderia estar o seu Dejair. Começamos a fazer as escavações em cima da localidade onde ele estava, conseguimos acessar o pavimento onde ele estava, abrir buracos com as máquinas que os engenheiros permitiram, e então encontramos o seu Dejair falecido, entre um piso e outro", disse o major.

Buscas

As buscas pela vítima começaram logo no início da manhã, com cães farejadores e depois foi intensificada no início da tarde. No meio das buscas, o Corpo de Bombeiros liberou a entrada de moradores em suas residências. Apenas dois por apartamento tiveram a entrada permitida. Muitos não sabiam o que levar e não podiam passar muito tempo dentro de suas casas.

>> Exclusivo: imagens feitas com drone mostram dimensão dos estragos em prédio de luxo de Vitória
>> Em hospital, síndico ferido conta detalhes do desabamento de prédio
>> CREA garante que obra está regular e construtora diz ter sido surpreendida com desabamento
>> Fotos mostram antes e depois do desabamento em prédio de luxo em Vitória

Em entrevista com a TV Vitória/Rede Record, a mulher de Dejair disse que tinha esperança de encontrar o marido com vida e que ficou sabendo do desabamento através do jornal. “Eu fiquei sabendo depois que eu levantei, e como faço todos os dias, liguei a Record para assistir o jornal e fazer café. Eu ouvi passando o nome Dejair, mas existem muitos com esse nome. Um amigo nosso ligou e perguntou se eu estava vendo o jornal e se não era o meu marido. Aí eu disse que não tinha o sobrenome, mas quando falou da empresa eu tive certeza que era o meu Dejair”, contou. 

A área de lazer do prédio ficou completamente destruída Foto: TV Vitória

Desabamento

O desabamento aconteceu durante a madrugada. Além do porteiro desaparecido, pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, entre elas, o síndico e quatro funcionários do prédio. Foram três lajes que caíram, sendo a área de lazer, a área da garagem e a área do subsolo.

Durante a manhã, cães farejadores fizeram buscas para localizar vítimas. Um casal que dormia durante a tragédia foi resgatado logo cedo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não sabiam que o casal permanecia no local. A mulher identificada como Iracy e o companheiro Edmar Olímpio, foram resgatados por volta das 8h20.

Ligação 

A filha do síndico do prédio disse que um dos porteiros ligou dizendo que estava ouvindo ‘estalos’ na área da piscina. Com isso, o pai dela desceu para ver o que estava acontecendo. As lajes desabaram e o síndico acabou ferido. Ele foi levado para o hospital com muitas dores.

Cerca de 50 carros foram destruídos Foto: ​Reprodução

Carros 

O desabamento deixou pelo menos 50 carros totalmente destruídos. O Coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, informou que toda a área de lazer do prédio está comprometida. Segundo ele, foram mais de três lajes que desabaram juntos com a piscina. 

Circulação de ônibus

Os usuários do Sistema Transcol que utilizam as linhas que passam pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no sentido Centro de Vitoria, precisaram ficar atentos ao desvio na região próxima à Praça do Papa, onde ocorreu o desabamento. Os ônibus passaram por dentro da Praia do Suá, conforme orientação da Guarda Municipal de Vitória.

Pontos moeda