Geral

Criança de um ano se afoga em balde d’água em São Mateus

A menina está sedada no Hospital Roberto Silvares e aguarda transferência para UTI em Vitória. A menina subiu em um banquinho de brinquedo e colocado perto do balde quando se desequilibrou.

A criança se desequilibrou ao subir em um banco Foto: Reprodução

Um bebê, de apenas um ano e sete meses se afogou em um balde d’água na varanda de casa no bairro Alvorada, em São Mateus, região Norte do Espírito Santo. O afogamento aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (06), quando o pai dela entrou em casa para limpar um cômodo.

De acordo com a mãe, a doméstica Jéssica Dias Alves, a menina sempre fica com o pai. Ela contou que soube do acidente pelo telefone e ficou desesperada. “Meu marido contou que estava brincando com ela na varanda onde estava o balde com a água que pegamos na torneira para dar banho nela. O balde não estava tão cheio, ele entrou para lavar o banheiro e chamou pela Julie, como ela não respondeu, ele foi para a varanda ver o que estava acontecendo”, disse.

Ainda segundo Jéssica, a menina teria subindo em um banquinho de brinquedo e colocado perto do balde quando se desequilibrou.

“Ela caiu de cabeça dentro da água, e quando Geberson a pegou ela já estava desmaiada. Ele gritou por socorro e os vizinhos ligaram para os Bombeiros que deram orientações por telefone. Os vizinhos fizeram massagem cardíaca nela”, contou emocionada.

Questionada sobre o motivo de o balde estar com água na varanda, Jéssica contou que, pelo fato da água ser salobra no município, ela e o marido armazenam água sem sal que é fornecida em uma bica próximo a sua residência.

“Esta água era somente para o banho dela e esta fatalidade aconteceu. Agora a minha filha está sedada no hospital e precisa ser transferida para uma UTI em Vitória, mas até agora não conseguimos nada”.

O comandante da 1ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus, Major Cristiano Sartório informo que uma viatura dos Bombeiros chegou à residência às 13h13.

“Assim que recebemos a ligação informando o afogamento, um telefonista da corporação ficou na linha dando orientações de como fazer os procedimentos iniciais no bebê, até a chegada da viatura. Quando os militares chegaram à residência, encontraram o pai desesperado e a criança desacordada, mas continuaram os procedimentos que são específicos para serem feitos em um bebê, e seguiram imediatamente para o hospital”.

O major confirmou tratar-se de acidente, e disse ainda que a equipe que atendeu a ocorrência  voltou ao Hospital Roberto Silvares no final do dia para saber a evolução do quadro da criança.

“A equipe ficou abalada depois que deixou a criança no hospital. Apesar de atendermos muitas ocorrências, quando envolve uma criança pequena, a situação mexe com o profissional. Os militares retornaram ao hospital por volta das seis e meia da tarde e encontraram a menina em estado grave e entubada”, informou Sartório.

Por nota, a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou que o quadro de saúde da criança é grave, mas que ela está recebendo toda assistência. Em relação à vaga na UTI,  a Sesa respondeu que está sendo providenciada, mas não informou prazo.

A assessoria de comunicação da prefeitura de São Mateus foi procurada pela reportagem do Folha Vitória para esclarecimentos a respeito da água salgada que está chegando ao bairro, mas não se manifestou sobre a situação da água salobra no município.

Pontos moeda