Geral

Fique alerta ao que fazer se encontrar uma CNH perdida

A CNH é um documento de porte obrigatório, e conduzir sem a carteira é uma infração de trânsito, com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento

Foto: Divulgação - Detran

Quem já perdeu um documento sabe o transtorno que é ter que providenciar uma segunda via. No caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enquanto estiver sem o documento, o motorista fica impossibilitado de dirigir. A CNH é um documento de porte obrigatório, e conduzir sem a carteira é uma infração de trânsito, com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que, ao encontrar uma CNH perdida, o cidadão pode entregá-la em qualquer unidade do órgão no Estado. As CNHs recebidas nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Postos de Atendimento Veicular (PAVs) são encaminhadas para Central de Atendimento Renach (CAR), em Vitória. 

“A informação de que a CNH foi encontrada é inserida no prontuário do condutor, para que ele seja informado sobre a localização do documento caso entre em contato com o órgão ou quando for solicitar a segunda via”, explica a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

É importante ressaltar que nem todas as CNHs perdidas podem ser encontradas no Detran|ES, já que o serviço depende da proatividade do cidadão em entregar o documento no órgão quando ele é encontrado.  O Detran|ES também recebe documentos que foram entregues em outros órgãos como a Ceturb e os Correios.

Para saber se a CNH foi encontrada e se está em poder do Detran|ES, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento Renach (CAR), nos telefones (27) 3224-2101 ou 3224-2102. A CAR fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, na Praia do Canto, em Vitória.

2ª via de CNH 

Caso não encontre a sua CNH, o condutor deve providenciar a segunda via o quanto antes para que possa voltar a dirigir. O documento pode ser solicitado no site www.detran.es.gov.br. O usuário deve acessar a aba ‘Habilitação’ à esquerda, clicar em ‘Serviços Online’ e selecionar a opção ‘2ª Via de CNH’. Basta preencher o formulário e emitir o boleto. Após o pagamento, o documento será enviado para o endereço cadastrado no Detran|ES. 

Em caso de roubo ou furto, o condutor pode solicitar a 2ª via gratuitamente. Para isso, é necessário providenciar o registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito on-line ou em uma Delegacia, informando que a carteira de habilitação foi roubada ou furtada. Feito isso, o cidadão pode se dirigir a uma Ciretran ou um PAV para protocolar o requerimento apresentando cópia e original de documento de identificação com foto, do comprovante de residência atualizado e do BO.

Pontos moeda