Geral

Massa de ar frio chega ao ES e Vitória pode registrar baixas temperaturas

A previsão é de mínima de 14°C nesta terça-feira (19) na Grande Vitória. Segundo o Incaper, pode chuviscar na Região Serrana, parte da região Sul e no extremo norte

A massa de ar frio já está se aproximando do Estado Foto: Divulgação

A passagem de uma forte massa de ar polar no Brasil fez com que as temperaturas caíssem no Espírito Santo nesta segunda-feira (18). De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a frente fria já está no sul da Bahia.

“O que temos sobre o Espírito Santo é muita nebulosidade associada ao transporte de umidade ligado aos ventos marítimos, que são resultado da aproximação do sistema de alta pressão (massa de ar frio). Essa massa de ar frio passa com sua parte mais fria por aqui entre terça-feira (19) e a quarta-feira (20), derrubando as temperaturas mínimas”, informou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

O meteorologista explicou que as temperaturas mais baixas serão registradas na madrugada. “Ao mesmo tempo que esse sistema derruba as mínimas, aumenta levemente as máximas, no fim da manhã e tarde, porque diminui as nuvens ocasionando mais perda de radiação durante a noite, só que ganho rápido de radiação solar ao longo do dia”, explicou Pontes.

Previsão 

Nesta segunda-feira o sol deve aparecer um pouco em algumas áreas da divisa com Minas Gerais. Pode chuviscar na Região Serrana, parte da região Sul e no extremo norte, mas não há expectativa de chuva para as demais áreas do Estado. Na Grande Vitória a temperatura mínima pode chegar a 17 °C e a máxima a 23 °C. Em Vitória, o termômetro varia entre 17 °C e 22°C.

Segundo o Incaper, as nuvens diminuem ao longo desta terça-feira (19). Deve haver mais aberturas de sol, previstas para a faixa leste do Estado, mas o céu deve ficar nublado durante alguns períodos. Não há previsão de chuva. A temperatura mínima pode chegar a 14 °C e a máxima a 25 °C na Grande Vitória. 

Já a quarta-feira (20), de acordo com o instituto, pode haver variação de nebulosidade, sem expectativa de chuva e com temperatura em leve aumento. Em Vitória, as temperaturas variam entre 15 °C e 26 °C.

A tendência para a quinta-feira (21) é de sol e poucas nuvens em praticamente todo o Espírito Santo, mas pode chover à noite na Região Sul, na maior parte da Região Serrana, na Grande Vitória e extremo sul do Nordeste. Na sexta-feira (22) há possibilidade de nova queda de temperatura e aumento de nebulosidade. Pode chover de forma fraca e esporádica. As temperaturas devem variar entre 16 °C e 24 °C. 

Pontos moeda