Geral

Médico capixaba que passou por transplante já consegue respirar sem ajuda de aparelhos

Apesar da melhora progressiva em seu quadro de saúde, Rogério Guasti ainda precisa de terapia intensiva e não há previsão de alta para o paciente

Rogério Guasti recebeu o coração de um jovem da cidade mineira de Uberlândia Foto: Reprodução

O médico capixaba Rogério Guasti, 70, que passou por um transplante de coração, já consegue respirar por longos períodos sem ajuda de aparelhos. Segundo boletim médico, o paciente vem apresentando melhora progressiva no seu quadro clínico de saúde.

De acordo com a equipe médica que acompanha o neurocirurgião, a infecção pulmonar foi controlada e a função renal já está normalizada. Apesar de toda melhora, o médico transplantado ainda precisa de suporte de terapia intensiva e não tem previsão de alta hospitalar.

Rogério Guasti recebeu o coração de um jovem da cidade mineira de Uberlândia. Na madrugada do dia 29 de junho uma equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) da Polícia Militar, junto com a Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi até Minas Gerais para fazer o transporte do órgão até o Espírito Santo.

O neurocirurgião conseguiu realizar o transplante de coração após a família dele fazer um vídeo que foi divulgado pelas redes sociais, no qual falava do problema de saúde de Guasti e sensibilizava os internautas sobre a importância da doação de órgãos. Poucas horas depois da divulgação do vídeo, um doador compatível foi encontrado em Minas Gerais.

Pontos moeda