Geral

Ministério do Turismo exclui 14 cidades da lista de municípios turísticos do Espírito Santo

Órgão dividiu os 64 municípios capixabas com potencial turístico em dez regiões. Além disso, eles foram divididos em cinco categorias, de acordo com sua atuação no turismo local

Cidade de Piúma foi uma das excluídas da lista de municípios turísticos do Espírito Santo Foto: Divulgação

O número de municípios turísticos do Espírito Santo caiu de 78 para 64, de 2013 para este ano, segundo documento divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Esses 64 municípios, que fazem parte do Mapa do Turismo no Estado, foram divididos em dez regiões turísticas: Caparaó (11); Costa e da Imigração (6); Doce Pontões Capixaba (7); Doce Terra Morena (4); Imigrantes (8); Metropolitana (6); Montanhas Capixabas (8); Pedras, Pão e Mel (4); Vales e do Café (4); e região Verde e das Águas (6).

Além disso, esses municípios foram divididos nas categorias A, B, C, D e E, de acordo com a categorização dos municípios das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Dois municípios foram classificados como categoria A, quatro como B, 12 como C, 39 como D e sete como E. O instrumento, segundo o Ministério do Turismo, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. Já o conjunto de municípios dos grupos D e E reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

No Espírito Santo, foram excluídos da lista de municípios turísticos: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Fundão, Laranja da Terra, Pedro Canário, Piúma, Rio Novo do Sul, Sooretama e Vila Valério.

Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Em 2013, a quantidade de municípios turísticos brasileiros era 3.345.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

"Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados", afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 Unidades da Federação e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal, em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Espírito Santo

Terceira Ponte, entre Vila Velha e Vitória Foto: Divulgação

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, por meio da Gerência de Gestão do Turismo, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, em que dialogou com representantes do segmento do poder público municipal e de todo o trade local. Foram realizados 11 encontros, um geral e 10 específicos para cada região turística

"O processo de atualização do mapa foi um momento importante para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois elas tiveram a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. Foi a chance da própria região analisar como a gestão do turismo está sendo feita e com isso verificar quais foram os avanços e quais são os desafios da governança regional", destaca a gerente de Gestão da Setur, Carolina Fávero.

O mapa elaborado nas oficinas das 10 regiões turísticas do Espírito Santo foi apresentado e aprovado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que aconteceu no dia 22 de março, em Vitória.

Regiões e municípios que compõem o mapa do estado

Região Metropolitana: Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Região Montanhas Capixabas: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. 

Região dos Imigrantes: Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã.

Região do Caparaó: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.  

Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal e São Mateus.

Região Doce Pontões Capixabas: Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.

Região dos Vales do Café: Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

Região da Costa e da Imigração: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy.

Região Doce Terra Morena: Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo.

Região Pedras Pão e Mel: Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão.

Pontos moeda