Geral

Missa em memória às vítimas de trânsito completa dez anos no Espírito Santo

No ano passado, cerca de 10 mil marcaram presença no Convento da Penha. Missa deste ano será celebrada no dia 07 de agosto, às 09 da manhã

A missa será celebrada no Convento da Penha Foto: Divulgação

O Dia Estadual em Memória às Vitimas de Acidentes de Trânsito é comemorado no primeiro domingo do mês de agosto. A data, que é marcada por uma celebração no Convento da Penha, foi instituída pela Lei 9.989. Este ano a celebração acontecerá no dia 07 de agosto, a partir das 9 horas da manhã.

As celebrações são o resultado da Lei proposta à Assembleia Legislativa pelo então titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Fabiano Contarato. Segundo o delegado, diante do sofrimento das famílias que perdiam seus parentes em acidentes, surgiu a ideia de relembrar estas pessoas em um ato cristão.

“Eu vi muita dor nas famílias porque a morte em um acidente não permite despedida e se reflete em toda a família que adoece. O poder público tinha que fazer alguma coisa, então tiveram as celebrações anuais. No começo ocorriam na capela do Convento da Penha, mas a cada ano aumentava o número de participantes e as celebrações passaram a ser feitas no campinho. No ano passado aproximadamente 10 mil pessoas participaram”, afirmou Contarato.

Atualmente Fabiano Contarato é Procurador Geral do Estado, mas afirma que continuará participando das celebrações. “Não estou mais a frente da Delegacia de Delitos de Trânsito, mas enquanto eu viver continuarei abraçado a esta causa da redução de acidentes e conscientização no trânsito, e estarei junto das famílias das vítimas”.

Acidentes nas estradas

De janeiro até o dia 30 de junho deste ano, foram registrados 1.539 acidentes nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 87 pessoas morreram nas BR’s.  Durante todo o ano passado a PRF registrou 4.763 acidentes com 172 mortes, o número de acidentes foi menor se comparado ao ano anterior quando foram registrados 7.809, porém o número de mortes foi maior, 279 pessoas morreram nas estradas federais no Espírito Santo.

Já o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran)  não possui os dados deste ano, porque o levantamento ainda está sendo feito, mas informou que em 2015 foram registrados  21.727 acidentes e 222 vítimas fatais. Já o número de acidentes em 2014 foi maior, 24.776 e 190 pessoas morreram segundo o BPTran.

Serviço

Missa em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito
Local: Campinho do Convento da Penha
Data: 07 de agosto de 2016
Horas: 09 horas

Pontos moeda