Geral

Nada de ‘cara lavada’! Jovem de Guarapari passa 24h por dia maquiada

A jovem que é do Rio de Janeiro, mas atualmente mora no município de Guarapari, passa maquiagem até para dormir. “Para dormir passo rímel, corretivo, base e blush

Laís Gama Prado Fabres tem 27 anos e nunca aparece de ‘cara lavada’ perto de ninguém. Há mais de dez anos ela usa a famosa ‘make’ 24 horas por dia. A jovem que é do Rio de Janeiro, mas atualmente mora no município de Guarapari, passa maquiagem até para dormir. “Para dormir passo rímel, corretivo, base e blush. Eu amo rímel, mas quando acordo, dou uma reforçada para trabalhar. Eu reaproveito a maquiagem, é questão de praticidade”, disse. 

Laís atualmente tem 27 anos e é administradora Foto: Reprodução Facebook

O amor pela maquiagem começou de verdade aos 17 anos. “Desde nova sempre gostei de me maquiar, mas minha vida começou em relação a maquiagem quando trabalhei em uma loja aos 17 anos. Se o gerente te visse sem make ou com cabelo preso ele dizia para se maquiar e se arrumar. Era uma obrigação e desde então eu nunca mais larguei”, contou. 

Make do mês

Já colocou na ponta do lápis quanto você gasta em média com para ficar linda e maquiada? Há dez anos usando make, Laís já gastou uma média de R$ 27 mil ao longo dos anos. “Gasto por mês uma média de R$ 220, mas como tenho várias marcas vou diversificando e alguns itens demoram a acabar”. 

Ariella Tesch é esteticista e alerta sobre os cuidados diários com a pele  Foto: ​Leliana Gonoring

Confira as dicas da esteticista para manter sua pele saudável

Se sentir bem é algo importante, mas a esteticista Ariella Tesch disse que o uso excessivo da maquiagem pode prejudicar a pele. “Base, corretivo, pó e blush são alguns dos produtos que deixam as mulheres mais bonitas no dia a dia, mas podem ser bastante prejudiciais à noite, quando o processo de renovação celular é mais intenso. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce da pele. Para deixar o rosto bem limpinho, use um demaquilante adequado para o seu tipo de pele”. 

A proteção é um fator importante para deixar a pele linda e bem cuidada. "O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como câncer de pele. Por isso, proteger-se dele diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique pela manhã, depois do hidratante, e reaplique durante à tarde para garantir a eficácia do produto", disse Ariella. 

Higienização

 É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente, líquido. Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro.

Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também.

Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana. Retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viscosa à pele e estimular a renovação celular.

Uma boa hidratação auxilia na manutenção de uma pele saudável Foto: Lais Barcellos

Hidratação

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.

Importante

- Programe-se para cuidar diariamente de sua pele. Alguns minutos diários, duas vezes ao dia, pode fazer sua pele renascer;
- Beba bastante água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo;
- Tente manter uma alimentação equilibrada, à base de verduras, frutas e alimentos ricos em fibras;
- Procure criar condições para um sono de qualidade e duração adequada;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Faça limpeza de pele regularmente com uma esteticista de sua confiança.

O que você não deve fazer?

- Expor-se ao sol sem a devida proteção, principalmente entre as 10 e 15 horas;
- Dormir sem retirar completamente a maquiagem;
- Ingerir alimentos gordurosos, frituras e carnes vermelhas em excesso;
- Consumir cigarro, álcool ou outras drogas.

Jo contraiu uma infecção que a deixou paraplégica Foto: Reprodução

Compartilhar a maquiagem não é legal

Pode parecer mentira, mas emprestar maquiagem, mesmo para aquela amiga que é considerada irmã, pode causar riscos à saúde. Alguns itens são mais perigosos do que outros por entrarem em contato com áreas sensíveis do corpo. 

Compartilhar o batom, por exemplo, nem sempre é uma boa ideia. A boca é uma região do corpo que é repleta de bactérias. Os olhos também são muito sensíveis. São várias doenças que podem ser transmitidas ao compartilhar o produto como: conjuntivite, diminuição da visão, coceira e até a sensação de que existe um corpo estranho dentro dos olhos. Destinado para ser usado nos olhos, assim como os rimeis, o delineador deve ser um item de uso único e exclusivamente pessoal. Mas é importante lembrar que, caso você tenha tido alguma infecção ocular, é de bom tom que você jogue os itens usados fora para não correr risco de ser infectado novamente. Por serem um ambiente propício para procriação de fungos e bactérias, os pincéis devem ser usados apenas por você e higienizados pelo menos uma vez a cada 15 dias para eliminar qualquer tipo de ameaça a saúde.

Muitas mulheres não vê problema em dividir maquiagens e pincéis com as amigas, mas isso pode ser mais perigoso do que se imagina. Jo Gilchrist, pediu emprestado o pincel de maquilhagem de uma amiga para cobrir uma espinha e contraiu uma infecção que a deixou paraplégica. Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, o caso aconteceu na Austrália e gerou uma verdadeira comoção na internet. Jo começou a sentir os primeiros sintomas de que algo estava errado no Dia dos Namorados. “Tudo começou com uma dor nas minhas costas, mas achei que fosse problema de postura”, disse ela.

Ao retornar do centro cirúrgico, o diagnóstico foi de uma grave infecção devido a uma bactéria Staphylococcus Aureus. Esse é um tipo comum de bactéria de pele, estando presente em uma em cada 3 pessoas, apesar de poucas vezes levar a alguma infecção.Os microrganismos atingem os tecidos subcutâneos e a musculatura. No caso de Jo, a bactéria dominou completamente sua espinha. A melhor amiga dela estava com uma infecção no rosto e as duas partilharam o mesmo pincel de maquilhagem. “A minha melhor amiga está se sentindo horrível, mas não é culpa dela”.

A bactéria alojou-se na coluna vertebral de Jo e os antibióticos demoraram até fazer algum efeito. Assim, ela acabou por perder a sensibilidade abaixo do umbigo e não tem controle sobre as pernas e órgãos como bexiga e intestino.

Pontos moeda