Geral

Não come carne? Conheça opções de restaurantes vegetarianos na Grande Vitória

Além de estabelecimentos especializados nesse tipo de alimentação, outros locais com cardápios voltados aos ‘carnívoros’ têm apostado em pratos para quem não come proteína animal

Restaurantes capixabas investem em pratos e cardápios sem proteína animal Foto: Divulgação

A proteína animal é fundamental na mesa do brasileiro. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 51,6% da população não abre mão de ter em pelo menos uma refeição um pedaço de carne de boi, frango ou peixe.

Por outro lado, o número de pessoas que a aderem à prática do vegetarianismo ou do veganismo tem aumentado cada vez mais. Mas qual a diferença? A dieta do vegetariano pode incluir ovos, leite e produtos derivados do leite. Há casos também de quem opte por excluir também os ovos. 

Já os chamados veganos buscam excluir todas as formas de exploração de animais, principalmente na alimentação. Na prática, nenhum produto de origem animal é ingerido.

De olho neste público, é cada vez maior o número de restaurantes especializados em alimentação vegetariana ou vegana. Além disso, outros estabelecimentos – com cardápios voltados aos ‘carnívoros’ – têm apostado em pratos específicos sob medida a quem excluiu a proteína animal de seu cardápio.

Voltado exclusivamente para os clientes que não comem carne, restaurantes da Grande Vitória como o Verde Perene, Comer zen, Veganza Empório Vegetariano e Sabor Natura oferecem pratos e sanduíches com base em proteína de soja, frutas, legumes e verduras orgânicos.

Em outros locais, existem opções para todos os tipos de públicos. É o caso do Santa Salada, Los Chicos, Jalapeño Cocina Y Cultura e Bendito Bistrô, restaurantes tradicionais com opções veganas e vegetarianas no menu. 

E se você não é adepto deste tipo de alimentação, que tal apreciar novos sabores.

Pontos moeda