Geral

Número de roubos de veículos aumenta em São Paulo

Redação Folha Vitória

São Paulo - O número de roubos de veículos cresceu no Estado de São Paulo e na capital paulista no mês de junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O aumento no Estado foi de 13,34% e na capital paulista, de 22,9%.

No semestre, no entanto, na comparação com os primeiros seis meses do ano anterior, houve redução de 2,64%, caindo de 38,9 mil casos para 37,9 mil no Estado.

Segundo o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves, uma das explicações para o aumento é a crise econômica. "O que notamos é um aumento nos casos de crimes contra o patrimônio", disse o secretário.

Alves afirmou que estão sendo programadas ações em desmanches (que recebem peças dos veículos roubados) para tentar reduzir o número de delitos. As estatísticas mensais da segurança publica foram divulgadas na tarde desta segunda-feira, 25, na Secretaria da Segurança Pública, no centro da capital.

Outro destaque é o crescimento do número de crimes de estupro. "Eu não sei quais são as causas", disse o secretário. No Estado, o crescimento foi de 19%. Na capital paulista, o aumento foi 13,58%, se comparado o mês de junho com o mesmo período do ano passado.

Homicídios

Já o número de homicídios teve nova redução, levando em conta os cálculos da Secretaria. A queda foi de 11,74% no Estado e de 17,81% na capital. O secretário destacou a taxa de homicídios na capital que atingiu 7,69 ocorrências para cada 100 mil habitantes, que seria a menor do País. Alves, no entanto, não soube dizer se alguma ocorrência registrada no mês anterior como morte suspeita foi reclassificada para homicídio após investigação policial.

Pontos moeda