Geral

Para aliviar a seca, poços artesianos serão construídos em nove municípios capixabas

A medida visa garantir o abastecimento de água para a população nas regiões mais críticas do Estado. Previsão de prazo para a conclusão das obras é de seis meses

A estimativa é de que cada poço retire entre 5 e 10 litros por segundo, o suficiente para suprir 3,5 mil pessoas por dia Foto: Divulgação

Para amenizar a crise hídrica no Estado, a Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan) irá implantar em nove municípios capixabas dez postos artesianos para retirada de água. De acordo com o diretor-presidente do órgão, Pablo Andreão, os contratos para a realização das perfurações já foram assinados e a previsão de prazo para a conclusão das obras é de seis meses. O investimento será de R$ 988,4 mil.

A medida visa garantir o abastecimento de água para a população nas regiões mais críticas do Estado. Os poços irão beneficiar moradores das cidades de Santa Teresa, Conceição da Barra, Ecoporanga, Mucurici, São Roque do Canaã, Serra, Vila Pavão, Muqui e Pinheiros, algumas inclusive estão sob racionamento de água. 

As atividades serão executadas em duas frentes de serviços, que terão capacidade para perfurar dois poços profundos simultaneamente em municípios diferentes. As equipes de trabalho serão formadas por geólogo, sondadores, ajudantes, técnico especializado e técnico de segurança do trabalho, que vão perfurar, ao todo, cerca de 1,2 mil metros.

A estimativa é de que cada poço retire entre 5 e 10 litros por segundo, quantidade suficiente para suprir diariamente uma população de 3,5 mil pessoas. “Os poços são complementares, para auxiliar sistemas hídricos de municípios que estão operando sob pressão, com riscos de interrupção de abastecimento”, explicou Andreão.

Pontos moeda