Geral

Procuradores dos EUA abrem investigação contra funcionários da Mossack Fonseca

Redação Folha Vitória

Washington - Procuradores federais dos Estados Unidos abriram uma investigação criminal contra os funcionários do escritório de advocacia Mossack Fonseca, protagonista do escândalo de lavagem de dinheiro e evasão fiscal conhecido como "Panama Papers", de acordo com pessoas familiarizadas ao assunto.

O Mossack Fonseca tem estado sob os holofotes internacionais desde o começo de abril, quando um consórcio de jornalistas publicou um arquivo com documentos vazados, mostrando que a companhia panamenha criou centenas de milhares de empresas de fachada e contas offshore para pessoas ricas e poderosas ao redor do mundo.

Um porta-voz do Mossack Fonseca encaminhou todos os inquéritos para o site da empresa, que afirma que "nunca foi acusada de conexão com delitos criminais".

A investigação, conduzida pelo escritório da procuradoria dos EUA em Manhattan e pelo Departamento de Justiça em Washington, tem o objetivo de esclarecer se os funcionários da companhia panamenha trabalhou com os cliente para facilitar atividades criminais conscientemente, de acordo com pessoas familiarizadas ao assunto. Os procuradores consideram acusações que podem incluir conspirações, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, e ocultação de fraudes. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda