Geral

Professor de Santa Maria de Jetibá cria aplicativo que traduz idioma pomerano

O programa já está disponível para download gratuito para Android. Segundo seu criador, o software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas

Aplicativo que traduz o idioma pomerano será lançado em Santa Maria de Jetibá Foto: Divulgação/Prefeitura

Original da região da Pomerânia, o idioma pomerano é utilizado por muitos descendentes da região européia espalhados pelo mundo. Aqui no Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é uma das comunidades em que mais se utiliza esta língua. 

Por isso, o professor Hilderson Jacob criou o aplicativo “Aprenda Pomerano”, para smartphones. O lançamento do app acontecerá em Santa Maria de Jetibá na próxima sexta-feira (29).

O programa já está disponível para download gratuito para Android. Segundo Hilderson, este software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. A principal motivação, segundo o professor, veio da própria comunidade do município. 

“Percebi que existem várias pessoas que gostariam de aprender o pomerano, tanto no comércio, quanto escolas, e na área da saúde. Penso que a conquista deste aplicativo é de todo o povo pomerano”, enfatizou. 

Saiba mais sobre a Pomerânia

Situada ao norte da Polônia e da Alemanha, a Pomerânia foi invadida por Napoleão no em 1808 e tornou-se parte da Prússia. Mais tarde, depois do fim da Segunda Guerra, foi dividida entre Polônia e Alemanha, o que causou a emigração de grande parte do povo. 

Os pomeranos se espalharam e criaram colônias nos Estados Unidos, no Canadá e, sobretudo, no Brasil, em algumas comunidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O Estado é o que possui as as maiores colônias pomeranas do mundo. São cerca de 120 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria do Jetibá, região serrana, a cerca de 80 quilômetros de Vitória. 

Pontos moeda