Geral

Que tal se qualificar e aumentar sua renda? Cursos gratuitos oferecem 280 vagas na GV

As inscrições estão abertas até a próxima quinta feira. São 280 vagas, com aulas acontecendo nos bairros de Central Carapina, Jardim Carapina e Novo Horizonte

Os três bairros contemplados somam 14 turmas, sendo duas para cada curso ofertado Foto: ​Divulgação

Continuam abertas, até quinta-feira (28), as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Ocupação Social, ofertados pelo Senai-ES. São 280 vagas, com aulas acontecendo nos bairros de Central Carapina, Jardim Carapina e Novo Horizonte. As inscrições são on-line, por meio do site sistemas.es.gov.br/ocupacaosocial.

“É com a oferta de novas oportunidades, com a ampliação da renda e a melhoria da escolaridade, que o Ocupação Social trabalha para reduzir os índices de homicídios de jovens, especialmente entre os que têm de 15 a 24 anos de idade. Historicamente, esse é o perfil de 40% das vítimas de crimes contra vida, no Estado, e essa situação é ainda pior nos 25 bairros que são atendidos pelo programa”, salientou a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.

Requisitos

Para se inscrever nos cursos de qualificação, o candidato precisa ter pelo menos 16 anos de idade – com exceção do curso de pintor de obras, que exige 18 anos – morar no município onde serão realizadas as aulas e ter escolaridade mínima exigida pelo curso que escolher (confira quadro no final do texto).

Os três bairros contemplados somam 14 turmas, sendo duas para cada curso ofertado. Há vagas para costureiro industrial, pintor de obras (único a exigir idade mínima de 18 anos), auxiliar de logística, instalador hidráulico, mecânico de máquina de costura, mecânico de manutenção de motocicleta e almoxarife.

O resultado final será disponibilizado nos locais onde serão realizadas as aulas e as matrículas, conforme edital. Na sequência, os aprovados serão chamados para matrícula. As aulas devem começar até o final da primeira quinzena de agosto.

Mais informações e tira-dúvidas pelo e-mail: [email protected].

Parceria

Os cursos são ofertados pelo Senai-ES, e vão acontecer em espaços cedidos pelas comunidades, aproveitando a infraestrutura já existente ou contando com os kits disponibilizados pelo Senai-ES, que leva e instala os equipamentos necessários no local das aulas.

As vagas são gratuitas e destinadas a pessoas de baixa renda. Haverá aulas pela manhã, das 8h às 12h; à tarde, entre 13 e 17 horas; e à noite, das 18 às 22 horas. Em média, cada curso terá carga horária de 200 horas, com exceção das turmas de Almoxarife, com 160 horas de aula, e de Mecânico de Manutenção de Motocicleta, com 300 horas no total.

Pontos moeda