Geral

Redução de chuvas no Estado deve continuar até janeiro, aponta estudo

Durante o verão, há uma menor intensidade do principal fenômeno meteorológico causador de chuvas na região Sudeste, que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul

Os meses em que não devem ocorrer chuvas compreendem o período de julho a janeiro Foto: Divulgação/Governo

Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o inverno e o verão no Espírito Santo serão de estiagem, ou seja, com redução das chuvas. Os meses em que não devem ocorrer chuvas compreendem o período de julho a janeiro. 

De acordo com o instituto, a queda na quantidade de chuva durante o inverno, em especial neste mês, é ocasionada pela frequência menor de frentes frias atingindo o Estado. Ainda segundo o Inmet, nenhuma tendência de diminuição ou aumento das chuvas foi observada para o mês de agosto.

No entanto, durante o verão, o estudo do Instituto Nacional de Meteorologia mostra uma tendência de aumento das chuvas em dezembro. Ainda durante o verão, para os meses de janeiro e fevereiro, a tendência observada é a mesma dos últimos anos: diminuição das chuvas, principalmente nas regiões noroeste e sul do Estado.

Durante o verão, há uma menor intensidade do principal fenômeno meteorológico causador de chuvas na região Sudeste, que é a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

O Inmet produz previsões climáticas trimestrais, que apontam a tendência do acumulado de chuvas no trimestre seguinte. Inclusive a previsão aponta para um próximo trimestre seco no Estado (Julho-Agosto-Setembro/2016) e boa parte das regiões Sudeste e Nordeste.

Pontos moeda