Geral

Site de ofertas terá de fornecer 100 caranguejos por 6 centavos para cliente do ES

Por causa do cancelamento da compra, autor da ação não pode realizar sua festa de aniversário. Com isso, o comprador também receberá R$ 1 mil de indenização por danos morais

Site ofereceu desconto de 99% na unidade do caranguejo, mas teria cancelado a compra sem qualquer aviso prévio Foto: Divulgação

Um site de ofertas foi condenado a cumprir um anúncio veiculado, após cancelar a compra de 100 caranguejos pelo valor de 6 centavos. O comprador também deverá receber R$ 1 mil a título de indenização por danos morais.

O autor da ação afirma ter visto uma oportunidade para celebrar seu aniversário ao se deparar, no site de ofertas, com o desconto de 99% na unidade do caranguejo, motivo pelo qual adquiriu cupons em grande quantidade. Porém, a compra foi cancelada pelo site, sem qualquer aviso prévio, obrigando o autor a desmarcar sua festa de aniversário.

Por esses motivos, o requerente foi à justiça requerer a validação dos cupons, além da indenização por danos morais. Em sua defesa, a empresa se limitou a pedir que a demanda do requerente não fosse reconhecida.

Para o Juiz do 4º Juizado Especial Cível, a cópia da oferta apresentada pelo requerente comprova a ausência de quaisquer informações e regras quanto ao limite de quantidades, o que também não foi negado pela empresa. Além disso, ficou provado o cancelamento do pedido, o que levou o magistrado a se amparar no código de defesa do consumidor para emitir sua decisão.

Segundo o código, toda empresa deve prestar informação adequada e clara sobre os produtos e serviços que oferece, e ainda, as obriga a entregá-los exatamente com as mesmas características anunciadas.

Quanto aos danos morais, o magistrado afirma que "o teor das mensagens eletrônicas contidas no presente feito dão conta de que, de fato, o autor aderiu à promoção veiculada pela ré com a finalidade de comemorar seu aniversário na companhia de seus amigos, o que restou inviabilizado ante ao cancelamento das compras pela demandada. Por certo, tais circunstâncias afetam a tranquilidade do indivíduo, além de lhe trazer constrangimento e frustração", justificando assim a condenação.

Pontos moeda