Geral

UE estende sanções econômicas contra Rússia em seis meses

Redação Folha Vitória

Bruxelas - A União Europeia concordou formalmente em estender as sanções econômicas impostas à Rússia em seis meses - até o fim de janeiro de 2017 -, de acordo com um anúncio do Conselho Europeu nesta sexta-feira.

A decisão havia sido adiada até hoje porque a Itália queria o status dos acordos de paz e cessar-fogo de Minsk, discutidos a princípio na reunião de cúpula de líderes da UE, em Bruxelas, no começo desta semana.

Líderes europeus vincularem as sanções impostas no verão de 2014 à implementação completa do acordo de Minsk, entre Rússia e Ucrânia. Esses países ainda precisam cumprir com a maioria das partes do tratado. Foram verificados atos de violência nas últimas semanas envolvendo separatistas pró-Rússia no leste ucraniano.

As autoridades europeias planejaram discussões sobre o tema em outubro, para examinar as restrições, que ajudam a empurrar a economia russa em uma ladeira, mas também atingiram fazendeiros da UE e outros grupos.

A Rússia respondeu às sanções europeias proibindo a impostação de vários produtos agrícolas do bloco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda