Geral

Alerta para ventos de até 80 Km/h no Estado a partir desta terça-feira

Segundo o Incaper, nos próximos dois dias, pelo menos, as rajadas de vento seguem muito fortes no litoral sul, especialmente no período da tarde

Os ventos podem atingir os 80KM/h esta semana no Estado Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (29) aviso meteorológico especial de possibilidade de ocorrência de rajadas de vento de 60 a 80 Km/h no litoral das regiões sul e metropolitana do Espírito Santo até às 12 horas desta terça-feira (30). Ainda segundo o Inmet, o alerta é de atenção máxima com risco moderado.

A equipe de reportagem do Folha Vitória entrou em contato com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que confirma a previsão. 

Segundo o Incaper, nos próximos dois dias, pelo menos, as rajadas de vento seguem muito fortes no litoral sul, especialmente no período da tarde. Já na Grande Vitória, algumas rajadas podem ser fortes no litoral, mas bem  menos intensas, em comparação com a previsão para o litoral sul.

Ainda de acordo com o Incaper, o vento de nordeste acelerou no litoral sudeste do Espírito Santo em resposta à formação de um ciclone extratropical entre o Paraguai e a Região Sul do Brasil.

O Instituto Capixaba de Pesquisa destacou, também que, as  rajadas de vento alcançaram 66,6 km/h em Presidente Kennedy, na tarde deste domingo (28) e chegaram a 60,84 km/h na tarde desta segunda-feira (29). 

As áreas mais próximas ao mar podem ter sido atingidas por rajadas da ordem de 72 km/h. Provavelmente, perto dos 80 km/h, domingo (28). No litoral metropolitano as rajadas chegaram a quase 50 km/h.

Pontos moeda