Geral

Chuva de meteoro vai passar pelo céu da Grande Vitória nesta semana

De acordo com Luciana Fontes, colaboradora do Instituto Exoss Citizen Science, são registrados meteoros diariamente, mas nos últimos dias a quantidade tem aumentado

Na Grande Vitória um meteoro foi registrado na noite do último domingo (7) Foto: Divulgação

Um pico de chuva de meteoro está previsto para esta semana na Grande Vitória. De acordo com a colaboradora do Instituto Exoss Citizen Science, Luciana Fontes, o evento deve acontecer entre a noite de quarta-feira (10) e madrugada de quinta-feira (11). Ela explica que são registrados meteoros diariamente, mas nos últimos dias a quantidade tem aumentado por conta dessas chuvas.

“Nós estamos passando por uma semana de incidência maior. Estamos trabalhando na rede para colocar 100% das câmeras ativas para conseguir registrar. Essa chuva está prevista para noite de quarta e madrugada de quinta-feira, e poderá ser vista a olho nu se o céu estiver limpo, e não for lua cheia. No Hemisfério Norte, vão passar de 150 a 200 meteoros por hora”, explica.

Os capixabas que quiserem ver o fenômeno devem observar o céu por volta das 2 horas da madrugada de quinta-feira (11). Mas Luciana ressalta que é preciso ter muita calma e paciência. “Qualquer chuva de meteoro pode ser vista desde que o céu esteja limpo e não seja lua cheia. Acredita-se que umas 2 horas manhã já é possível ver, mas a pessoa tem que ficar sentada em um lugar confortável, protegida do frio e com um chá esperando. É preciso esperar e observar. É fascinante”, diz.

Meteoros em Vitória e Colatina

Na Grande Vitória um meteoro foi registrado na noite do último domingo (7). A situação foi registrada por câmeras localizadas na capital e, de acordo com Luciana, além desse meteoro outros 11 foram vistos em Vitória e 10 em Colatina.

Quer ver o momento exato? Confira o vídeo!

Hiperatividade das Perseidas em 2016

Uma das mais famosas chuvas de meteoros pode ser vista no céu capixaba ainda esta semana. De acordo com o Instituto ExossCitizen Science para este ano, existe uma previsão de maior atividade entre os dias 11 e 12 de agosto. 

Essa chuva é composta por meteoros bem rápidos, brilhantes, e por vezes os chamados “rasantes” ou earthgrazers também podem ocorrer, são meteoros bem lentos e que percorrem extensas faixas do céu, na altura do horizonte, mais prováveis de ocorrer antes da madrugada

A quantidade de meteoros pode aumentar ainda dias antes ou depois da chuva.

Esta chuva apresenta um atividade tão intensa, que chegou a adiar o lançamento do ônibus espacial “Discovery”, em 1993, após uma previsão de pico no dia 12 de agosto, dia do lançamento daquela nave.

Pontos moeda