Geral

Dois bebês na Califórnia nascem com microcefalia ligada ao zika vírus

Redação Folha Vitória

Califórnia - Dois bebês nasceram com microcefalia na Califórnia, de mães que foram infectadas com o zika vírus durante a gravidez em países em que o zika é endêmico, informou o Departamento do estado de Saúde Pública nesta quinta-feira.

Um das mulheres é de um país que tem o vírus circulando e ela retornou para lá com seu filho após dar a luz na Califórnia, disse Karen Smith, diretora do Departamento de Saúde Pública do estado. A instituição não informou de qual país a mulher é.

Até o momento, 13 bebês nasceram com problemas relacionados ao zika vírus, de acordo com o Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). Outro seis feitos sofreram abortos ou eram natimortos.

Nesta semana, o CDC enviou mais de US$ 16 milhões para 40 estados e territórios dos EUA para criarem um sistema de monitoramento e fornecerem serviços de saúde para crianças com microcefalia e suas famílias. A Califórnia recebeu US$ 720 mil em investimento e o estado planeja usar o dinheiro para reforçar o monitoramento.

Na Califórnia, 114 pessoas foram infectadas com o vírus da zika, incluindo 21 mulheres grávidas. Todos os casos tem relação com viagens ao exterior, de acordo com o Departamento do Estado de Saúde Pública. Há 12 tipos de mosquitos na Califórnia que podem transmitir o zika, mas autoridades afirmaram que não há evidências de que o vírus está sendo transmitindo na região por mosquitos.

No geral, 1.658 casos de zika foram registrados nos Estados Unidos e no Distrito de Columbia até o dia 27 de julho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda