Geral

Exposição fotográfica mostra registros do cotidiano de pacientes com câncer

Objetivo é desmitificar o câncer e o tratamento oncológico, e mostrar que, mesmo diante de limitações e perdas reais ou simbólicas, é possível viver com qualidade

Pacientes foram fotografados por fotógrafos renomados da Grande Vitória Foto: Divulgação

A exposição "Recortes da vida" conta, através de fotografias, a história de 16 pacientes do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon). Eles foram fotografados por renomados fotógrafos da Grande Vitória, com o objetivo de desmitificar o câncer e o tratamento oncológico, e mostrar que, mesmo diante de limitações e perdas reais ou simbólicas, é possível viver com qualidade.

Muitas vezes, a condição de paciente oncológico pode tornar a pessoa inerte diante da fragilidade que o tratamento traz. Mas em sua maioria, há possibilidade de reagir de forma ativa durante o processo, e a limitação acaba tornando-se uma possibilidade de motivar, fortalecer, facilitar e reinserir o paciente em diversas tarefas. As pessoas fotografadas venceram o câncer e encontraram nos hobbies um acalento enquanto se tratavam.

Muitos buscaram dentro de simples atividades, o que precisavam para se amparar durante o tratamento. A Valéria Gonçalves da Silva, 25, descobriu a gravidez enquanto se tratava do câncer e encarou com muita fé, e amor o tratamento. O Edson Salles, tem 80 anos, e aproveitou a paixão pelas orquídeas para enxergar mais beleza na vida, e ter um passatempo durante o protocolo. 

Fortalecer estratégias positivas facilitam a adaptação ao momento, aumentam também a esperança, a autoestima e o otimismo dos pacientes, contou a psicóloga Fernanda Hayne Hott, psicóloga do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon).

"Pacientes que já tinham um hobby, outros buscaram atividades para passar pelo tratamento, como artesanato, fé, corrida, jardinagem", explicou Fernanda.

A exposição começa na próxima sexta-feira (05) e segue até o próximo dia 11, no Lounge do piso L3 do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. Em seguida, do dia 15 até o dia 19, "Recortes da vida", ficará aberta ao público no Vitória Apart Hospital, na Serra.

Para os fotógrafos, realizar as fotografias foi uma experiência enriquecedora, que permitiu que tivessem uma outra visão sobre o câncer. Fortalecer o entendimento de que se pode viver com qualidade durante o tratamento e após a doença, é um dos objetivos da exposição.

"Foi muito enriquecedor para todos que participaram. O câncer é uma doença que as pessoas não estão preparadas, mas eles tiraram força em Deus, na família e nos hobbies. Quando estamos com saúde não damos valor às coisas simples como a corrida e a beleza das orquídeas. De alguma forma isso os ajudou e eles começaram a enxergar a vida de maneira diferente", contou a fotógrafa Maressa Moura, que trabalha há sete anos na área de fotografia.

SERVIÇO:

Retratos da Vida
Exposição fotográfica retratando pacientes da clínica Neon, em tratamento oncológico.
Onde: Shopping Praia da Costa, Vila Velha, L3 –  De 05 até 11 de agosto
          Vitória Apart Hospital, Serra – De 15 até 19 de agosto Gratuito

Pontos moeda