Geral

Oportunidade: Sedu abre 440 vagas em cursos técnicos gratuitos em todo o ES

Também poderão concorrer a uma das vagas os candidatos que estejam cursando a 3ª série do ensino médio regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos

A relação dos candidados classificados será divulgada na próxima quarta-feira (17) Foto: Divulgação

Uma boa notícia para quem está procurando qualificação profissional: a secretaria de Estado da Educação (Sedu) abrirá processo seletivo para 440 vagas em cursos técnicos nesta terça-feira (09). Os cursos fazem parte do programa Bolsa Sedu e as inscrições podem ser feitas no site da secretaria.

As bolsas de estudo são integrais em seis cursos de instituições privadas, sendo 40 vagas para o curso de Análises Clínicas em Cachoeiro de Itapemirim, 40 vagas para Construção Naval no município de Aracruz, 40 em Edificações na Serra, 200 vagas no curso de enfermagem distribuídas entre os municípios Cachoeiro de Itapemirim, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra e Vitória, 40 vagas em Mecânica em Aracruz e 40 em Prótese Dentária em Vitória.

De acordo com o secretário de educação Haroldo Rocha, os jovens terão a oportunidade de estudar em cursos da área da saúde e da indústria que não estão disponíveis nas escolas públicas estaduais. “ O jovem focado no mercado de trabalho não pode perder essa oportunidade. Os bons empregos são para quem tem uma boa formação”, ressaltou .

As vagas são para candidatos que tenham concluído o ensino médio regular, ou na modalidade Educação Jovens e Adultos/Ensino Médio (EJA/EM), inclusive os certificados pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou EJA no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em qualquer rede de ensino; da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; ou da Educação de Jovens e Adultos/EM.

Além disso, também poderão concorrer a uma das vagas os candidatos que estejam cursando a 3ª série do ensino médio regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário, no ato da matrícula.

As inscrições prosseguem até a próxima segunda-feira (15), no site da Sedu (sedu.es.gov.br). O processo seletivo será realizado em fase única, com a finalidade de selecionar e classificar candidatos para o ingresso nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas.

Serão consideradas as notas do resultado anual das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia, referentes ao ano letivo de 2015, ou ao último ano cursado pelo candidato, observando-se até duas casas decimais.

A relação dos candidatos classificados será divulgada na próxima quarta-feira (17). As aulas terão início no dia 01 de setembro.

Pontos moeda