Geral

Pneumonia, infarto e diabetes são as doenças que mais matam no ES

Foram registrados no Espírito Santo, 596 casos de infarto, seguidos dos de pneumonia com 358 registros e diabetes com 265 casos. O infarto foi a doença que mais matou no Estado

Dados da Sesa apontam 358 casos de pneumonia  Foto: R7

As doenças que mais matam no Espírito Santo são o infarto, pneumonia e diabetes. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) que dá o alerta: alimentação saudável e exercício físico regular ajudam na prevenção destas doenças.

O infarto foi a doença que mais matou no Espírito Santo de janeiro a abril deste ano. Dados da Sesa apontam que foram 596 casos, seguidos dos de pneumonia com 358 registros e diabetes com 265 casos.

A quantidade de mortes por infarto aumentou em 44 casos, em comparação à registradas nos primeiros quatro meses do ano passado. Segundo a cardiologista Kátia Vasconcelos, o infarto agudo do miocárdio é provocado pelo entupimento da artéria que bombeia o sangue para o coração e o atendimento rápido pode salvar a vida do paciente.

“Pode acontecer de uma maneira que não se consegue dar uma assistência para o paciente e aí ocorre a morte súbita. E o infarto pode acontecer também de uma maneira que, se o paciente for atendido nas primeiras horas, quando a pessoa está com dor no peito e é levada a tempo para o pronto-socorro a gente ainda consegue abrir esta artéria e devolver o fluxo sanguíneo para este músculo não necrosar”, afirma.

A especialista informa que o infarto pode ser prevenido com a mudança de hábitos e também manter os exames em dia.

“É preciso evitar hábitos de vida ruins tipo o tabagismo que aumenta muito a estatística de infarto, tratar o colesterol e o triglicerídeo que são fatores importantes que levam a obstrução de artéria coronária e levando a pessoa ao infarto e também tratar a hipertensão porque ela aumenta em duas vezes o risco de infarto”, alerta a cardiologista.

Pontos moeda