Geral

População pagará pelo uso da água do Rio Jucu a partir de 2017

Se a cobrança fosse realizada hoje, teria o valor de 4 centavos. Este valor servirá como base para cálculo de acordo com a inflação do período

Equipes da prefeitura realizaram, nesta quinta-feira, nova reabertura da foz do Rio Jucu, em Vila Velha Foto: Divulgação/Prefeitura

A partir do próximo ano a população deve começar a pagar pelo uso da água do Rio Jucu a partir do próximo ano. De acordo com o comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, a cobrança será uma medida para acabar com a sujeira que se espalha pelo rio.

O comitê ainda não definiu como será cobrado e nem a quantia, mas informa que o valor será calculado com base na inflação do período em que for implementada a medida. Mas, se a taxa fosse cobrada hoje seria de R$ 0,4 centavos por metro cúbico de água utilizada, então o comitê terá este valor como base que será recalculado e todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a revitalização do rio, como o saneamento de esgoto lançado no local.

O índice de esgoto despejado no Rio Jucu está acima do tolerado e a poluição fica mais visível devido à baixa vasão do rio. 

Confira a lista dos rios que estão em situação de risco

Pontos moeda