Geral

Presidente do Usbequistão sofre aneurisma cerebral

Redação Folha Vitória

Moscou - O presidente do Usbequistão, Islam Karimov, sofreu um aneurisma cerebral e está sob cuidados intensivos, segundo informações divulgadas por sua filha mais nova no Instagram.

Lola Karimova-Tillyaeva, filha de Karimov, relatou que seu pai sofreu a hemorragia no sábado. O estado de Karimov é considerado estável, mas "é muito cedo para fazer previsões sobre sua saúde futura", completou Lola.

Em comunicado oficial, o governo confirmou que o líder, de 78 anos, está hospitalizado, mas não especificou o motivo. Boatos sobre a saúde de Karimov circulam há muito tempo, mas se intensificaram nos últimos anos.

Karimov tem reprimido dissidentes políticos e a liberdade de imprensa no Usbequistão, país de 30 milhões de habitantes que ele governa desde sua independência, em 1991.

Os EUA mantiveram uma base militar no país para enviar soldados ao Afeganistão entre 2001 e 2005. Os americanos deixaram a base depois que forças de segurança usbeques mataram centenas de pessoas, ao reprimir protestos na cidade de Andijan. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda