Geral

Recém-nascido é encontrado dentro de bolsa de feira em bar de Vila Velha

Médicos que atenderam a criança acreditam que o bebê tenha sido abandonado poucas horas após o nascimento. A criança ainda estava com o cordão umbilical

O bebê foi encontrado pela dona do bar Foto: Patrícia Battestin

Um bebê recém-nascido foi encontrado, dentro de uma bolsa de feira, em um bar no bairro Ulisses Guimarães, em Vila Velha. O caso foi registrado na noite da última segunda-feira (22) pela proprietária do estabelecimento, uma idosa de 70 anos. Ela estava sozinha e havia saído para fritar um salgado.

Uma pedagoga, de 45 anos, moradora do local, estava em casa quando viu uma movimentação na rua. “Eu vi a viatura em frente a casa da senhora. Eu perguntei ao meu filho o que estava acontecendo e ele disse que tinha um bebê”, disse.

Médicos que atenderam a criança acreditam que o bebê tenha sido abandonado poucas horas após o nascimento. A criança ainda estava com o cordão umbilical. “Ele estava com roupinha, tinha uma manta por cima e ele estava em um travesseiro de espuma”, contou a pedagoga.

Segundo os vizinhos, a dona do bar não conseguiu ver quem deixou o bebê e ficou desesperada. “Quando cheguei, ela estava quase passando mal com a criança em cima do balcão”, relatou uma vizinha.

A Polícia Militar foi acionada. O bebê, uma menina de 52 centímetros, pesando pouco mais de três quilos, foi encaminhada para o Hospital Infantil de Vila Velha onde recebeu os cuidados e carinho da equipe médica. 

“Para a nossa alegria e felicidade, essa criança se encontra bem e surpreendeu toda a equipe médica e os funcionários, que se emocionaram quando a viram. A médica disse que ela teria de três a quatro horas de nascida. Eles disseram que ela é uma vitoriosa”, destacou o conselheiro tutelar Jonatas das Neves.

A alta do bebê está prevista para a noite desta quarta-feira (24). Ela deverá ser levada para um abrigo. A mãe, se identificada, pode responder na Justiça. “Essa pessoa que teve essa criança pode ser penalizada por abandono de incapaz, mas nós não temos nenhuma informação sobre essa pessoa. Então, essa questão vai ficar com a Polícia Civil”, informou o conselheiro.

A Polícia Militar informou que o caso foi entregue na Delegacia Regional de Vila Velha. Ainda segundo a polícia, o bebê está hospitalizado no Hospital Estadual Infantil do município. Após alta, será mantido aos cuidados do Conselho Tutelar. O caso será encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para ser investigado.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que não poderá passar o estado de saúde do bebê, por ser tratar de um caso delicado.

Pontos moeda