Geral

Saiba como fazer natação, tratamento estético e até aula de taekwondo de graça na GV

Em alguns casos, como na Universidade Federal do Espírito Santo, são ofertadas às comunidades atividades esportivas, com natação, voleibol, capoeira e até taekwondo

Tratamento de acne, voleibol e natação são alguns dos atendimentos Foto: Reprodução

Atendimentos jurídicos, psicológicos, odontológicos e até estéticos são alguns dos serviços ofertados pelas instituições de ensino da Grande Vitória.

Em alguns casos, como na Universidade Federal do Espírito Santo, são ofertadas às comunidades atividades esportivas, com natação, voleibol, capoeira e até taekwondo.

Já na Universidade Vila Velha (UVV), a população pode participar do projeto “Pele Saudável”, que auxilia de forma gratuita a remoção de acnes. Além desse projeto, a universidade também presta atendimento às mulheres a partir de 60 anos que sofrem com as temidas varizes.

Em Vitória, a Faesa disponibiliza atendimentos nas clínicas de Odontologia e Psicologia, além do Núcleo de Prática Jurídica.

Confira os atendimentos completos:

>> UFES

 Projeto 'Idosos em Movimento' - Atividades física gratuitas e orientadas oferecidas a pessoas com idade acima de 60 anos. É um projeto do Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física da Ufes. Telefone - 4009-2623 

Projeto 'Releitores' - Oferece consultoria textual à comunidade; faz leitura e correção/revisão de textos acadêmicos (trabalhos, teses, dissertações), obras literárias... É um projeto do curso de Letras da Ufes. Telefone - 4009-2806

Núcleo de Prática Jurídica - É coordenado pelo Curso de Direito da Ufes, prestando serviços jurídicos diversos à população. Telefones: 4009-7729 / 4009-7757

Apoio psicológico - O PET de Psicologia da Ufes realiza diversos trabalhos, desde educação ambiental para crianças ao apoio psicológico oferecido a idosos, passando pela recuperação de usuários de drogas. Também oferece serviços como terapia individual e de grupo e orientação vocacional. Telefone - 4009-2721.

Projeto 'Cada doido com sua mania' - Trata-se de um projeto de extensão do curso de Psicologia da Ufes que atende pessoas da comunidade com distúrbios psiquiátricos, crianças e adultos. Telefone: 4009-2089.

Projeto Cine-Escola - Professores podem agendar sessões de cinema para a turma, com preço simbólico de R$ 2,00 por aluno. Telefone 4009-2376.

Cepas - Realiza atendimentos primários em saúde na comunidade, com foco na prevenção de doenças. Tem mais de 900 famílias cadastradas e faz mais de 300 atendimentos por mês. Telefone: 4009-9446.

Educação para Terceira Idade - Atende pessoas da comunidade, acima dos 60 anos, em aulas sobre cidadania, direito do idoso, envelhecimento. O curso tem duração média de dois anos e meio. Há oficinas de dança e artes cênicas. Unati - 4009-2609.

Ginástica Rítmica e Artística - O Centro de Educação Física da Ufes oferece aulas de ginástica artística (olímpica) e rítmica a crianças da comunidade. Telefone: 4009-2629.

Musculação de graça - O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafex) da Ufes oferece musculação à comunidade externa. Telefone: 4009-2629.

Cursos Gratuitos de Informática - O Núcleo de Cidadania Digital (NCD) oferece cursos de informática de graça para a comunidade. Telefone: 4009-2048.

Ioufes - Odontologia - Colabora com o ensino da Odontologia promovendo e estimulando o desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica, bem como prestando serviços assistenciais à comunidade, por meio de convênios. Tel.: 3335-7234

Coral – O Coral da Ufes é aberto à comunidade externa também. Telefone 4009-2370.

Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) - Atualmente o SIB/Ufes conta com 236.235 exemplares de material bibliográfico e 2.358 títulos de periódicos.

Centro de Línguas para a Comunidade -  O Centro de Línguas fica no campus de Goiabeiras, em Vitória, e atende aproximadamente sete mil alunos - dentre os quais 10% são contemplados com bolsas de estudos - divididos em 26 turmas, com aulas em três turnos. Os cursos são: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português. Telefones: (27)4009-2880 / (27)4009-2874 / (27)4009-2875

O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafex) desenvolve atividades de avaliação cardiológica, ergométrica e antropométrica, bem como a oferta de programas regulares de condicionamento físico, acompanhados por profissionais da área de Medicina, Educação Física e Fisioterapia. Esses serviços são abertos tanto à comunidade universitária quanto à comunidade em geral. Telefone: (27) 4009-2629

O Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) - São oferecidos quatro tipos de serviços: psicodiagnóstico, terapia individual, terapia de grupo e orientação vocacional. O Núcleo atende usuários de qualquer município o ano inteiro. Telefone:+55 (27) 4009-2489

Atividades esportivas para comunidade universitária - Entre as atividades esportivas estão natação, voleibol, tiro com arco, zumba,taekwondo e capoeira. Todas são gratuitas e desenvolvidas por monitores bolsistas e/ou professores do CEFD. Os interessados devem fazer seu cadastro no endereço eletrônico www.cefd.ufes.br, clicar no atalho Inscrições Programa Piloto Universitário, indicando o esporte e horário de sua preferência. Informações pelo telefone 4009-2624.

>> Faesa

Clínica de Odontologia

Os atendimentos na Clínica-escola do curso de Odontologia da FAESA são realizados sempre de segunda à sexta-feira. Para ter acesso aos serviços, que são realizados por alunos sob a orientação de professores, os pacientes devem se dirigir à Clínica Odontológica portando os documentos pessoais (RG e CPF) e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ou entrar em contato pelos telefones (27) 2122-4553 ou 2122-4559 ou 2122-4568 para mais informações.

A clínica atende à comunidade do entorno da Instituição, da Grande Vitória e do interior do estado. Devido à grande procura da comunidade, a faculdade está cadastrando somente para os tratamentos de Odontopediatria (crianças de 0 a 11 anos), Cirurgias Bucomaxilofacial, Endodontia (exceto molares) e Estomatologia.

Clínica-escola de Psicologia

A pessoa interessada no atendimento deve comparecer à Clínica pessoalmente para realizar a pré-inscrição. É necessário apresentar uma cópia de documento de identificação da pessoa que será atendida, com foto e uma cópia do comprovante de residência. Em caso de criança e adolescente, incluir a certidão de nascimento.

Também é possível marcar uma consulta prévia no plantão psicológico através de telefone, em casos de urgência. As fichas de pré-inscrição ficam arquivadas e quando surge uma oportunidade de atendimento, os estagiários entram em contato agendando a entrevista inicial, onde serão estabelecidas as condições do trabalho psicológico a ser realizado.

As vagas para atendimento variam de acordo com a disponibilidade das disciplinas e estágios que estiverem ocorrendo no semestre.

Especialidades:

Plantão Psicológico
Psicodiagnóstico
Psicoterapia (nas abordagens Comportamental, Cognitivo Comportamental, Jungiana, Psicanalítica, Corporal, Gestalt e Centrada na Pessoa)
Intervenção Psicopedagógica
Intervenção Psicossocial
Orientação Profissional
Outros projetos específicos de acordo com parcerias e convênios com instituições parceiras

Núcleo de Prática Jurídica da FAESA

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FAESA é um espaço destinado à prestação de atendimento jurídico gratuito à população. Por meio do escritório modelo, atende gratuitamente à comunidade. Os alunos, após estágio em prática simulada, prestam serviço à comunidade, com orientação de professores, advogados e especialistas na área de atendimento. 

O Atendimento no NPJ da FAESA é realizado após agendamento prévio através do telefone (27) 2122-4133, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas. Para o primeiro atendimento, é preciso apresentar os documentos pessoais (RG e CPF).

>> Emescam

Saúde do Atleta

As lesões que acometem os atletas de alta performance são assunto de estudo para os alunos do curso de fisioterapia da EMESCAM. Dentro do projeto “Saúde do Atleta”, cerca de 80 atendimentos são realizados por semana.

Ao todo, 40 atletas e paratletas recebem atendimento, duas vezes por semana. O coordenador do projeto acrescenta que o acompanhamento de um atleta de alta performance precisa ser constante. “Percebemos que muitos atletas têm grande potencial, mas que não têm condições de arcar com os custos de um tratamento como esse. Eles merecem essa oportunidade”, frisou

Local: Av. Nossa Sra. da Penha, em Vitória

Telefone: (27) 3334-3500

>> Universidade Vila Velha

 NUPRAJUR (Núcleo de Prática Jurídica da UVV-ES)

O Núcleo de Prática Jurídica da UVV-ES (NUPRAJUR) é um Escritório Modelo onde os alunos do curso de Direito desenvolvem competências e habilidades próprias da advocacia por meio do atendimento jurídico gratuito aos moradores de Vila Velha nas áreas cível e de família e de toda a Grande Vitória nas áreas trabalhista e previdenciária.

Os atendimentos devem ser agendados pessoalmente, de segunda a quinta-feira, das 08h às  11h, e das 13h às  14h30, no NUPRAJUR-UVV, localizado na Rua Dr. Annor da Silva, 15, Boa Vista, Vila Velha/ES (Campus Boa Vista). Para realizar o agendamento, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de renda até 03 (três) salários mínimos e comprovante de residência.

Mais informações: (27) 3421-2104 ou 3421-2149. 

Tratamento para Fibromialgia

O curso de Fisioterapia da UVV-ES está realizando um projeto de Extensão que presta atendimento gratuito a mulheres portadoras de fibromialgia, uma síndrome dolorosa crônica, de causa desconhecida, que acomete predominantemente mulheres, caracterizada por dor muscular difusa, interferindo na qualidade de vida dos pacientes.

Os atendimentos estão acontecendo nas quintas-feiras, das 13h às 17h, na piscina aquecida da Policlínica de Referência da Universidade. Podem participar mulheres portadoras da síndrome. Para isso, é preciso agendar uma avaliação pelos telefones 3421-2190 ou 3421-2191 ou pelo e-mail [email protected] 

 Pele Saudável

O projeto "Pele Saudável" é uma iniciativa do curso de Estética e Cosmética da UVV-ES, desenvolvido por alunas, orientadas pela docente Cíntia Ribeiro Muñóz, que visa atender a população carente de forma gratuita para a remoção de acnes.

Os atendimentos ocorrem todas as quartas e sextas-feiras, das 11h às 12h, no Setor 2 da Policlínica da instituição. Para participar, é necessário agendamento prévio com a Policlínica, nos telefones: 3421-2191 ou 3421-2190.

 Atenção nas doenças vasculares periféricas (VARIZES)

O projeto, também desenvolvido pelo curso de Fisioterapia da UVV-ES, tem como público-alvo mulheres a partir de 60 anos de idade, que sofrem por doenças vasculares periféricas, popularmente conhecida como varizes.

Os atendimentos ocorrem todas as sextas-feiras, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30, na Policlínica da instituição. Para participar, é necessário agendamento prévio com a Policlínica, nos telefones: 3421-2191 ou 3421-2190.

>> Serviços prestados pelo HUCAM (Ufes)

 Aleitamento Materno (Banco de leite)  Atende principalmente as crianças das Unidades Neonatais e Pediátricas durante sua internação até que as mães possam amamentá-los. Além da coleta de leite, o Banco orienta as mães no processo de amamentação. Responsável: Mônica Barros Pontes  Telefone: (27) 3335-7377  Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h  Local: Prédio Central do Hucam 

 Ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)  Realiza diagnóstico e tratamento das várias doenças sexualmente transmissíveis (DST) e atendimento humanizado à paciente portador do vírus HIV (com fornecimento de AZT e outras drogas anti-retrovirais). Realiza acompanhamento pré-natal, uso do AZT antes e durante o parto, orienta sobre aleitamento materno e planejamento familiar, segundo orientações do Ministério da Saúde.  Responsável: Tânia Rego – médica  Telefoness: (27) 3335-7188, 3335-7189 e 3335-7456  Horário de funcionamento: A partir das 7h  Local: Ambulatório 5 

 Ambulatório de Infertilidade  Atende casal infértil, dando suporte emocional e médico. Ajuda homens com problemas de fertilidade.  Responsável: Arnaldo Ferreira Filho – médico  Telefone: (27) 3335-7186  Horário de funcionamento: Conforme a agenda dos médicos  Local: Ambulatório 2 

 Ambulatório de Planejamento Familiar  Composto por médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais, presta esclarecimentos e orientações sobre a aplicação de métodos e técnicas para casais com necessidade de contracepção Responsáveis: Márcia Valéria e Ana Lúcia Pereira – enfermeiras  Telefone: (27) 3335-7186  Horário de funcionamento: Terças-feiras, das 8h às 12h  Local: Ambulatório 2 

 Ambulatório de Sexologia  Realiza atendimento médico individual e em grupo para os casos de disfunção sexual. São atendidos pacientes com encaminhamentos para avaliação e tratamento de disfunção sexual, como vaginismo e anorgasmia (impossibilidade de atingir o orgasmo). Os casos dessa área são direcionados para um acompanhamento conjunto com os ambulatórios de Ginecologia, Endocrinologia e Urologia.  Responsável: Maria Luiza – médica  Telefone: (27) 3335-7180  Horário de funcionamento: quintas-feiras, das 8h às 12h  Local: Ambulatório 2 

 Atendimento à Mulher com HIV/DST/AIDS  Realiza teste rápido para detectar a HIV em sangue periférico em 100% de parturientes.  Este protocolo é realizado em conjunto com a Equipe das Doenças Infectocontagiosas e Equipe de Obstetrícia – Pré-Natal do hospital. Realiza exames confirmatório em 100% das gestantes que ingressarem na maternidade para parto ou aborto. Esses exames são realizados rotineiramente no serviço de Ginecologia e Obstetrícia em 100% das  gestantes como parte de um protocolo de atendimento do serviço.  Responsável: Paulo Peçanha – médico  Telefone: (27) 3335-7199  Horário de funcionamento: Das 8h às 16h  Local: Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas)/Pátio do Hucam 

 Banco de Olhos  O Banco de Olhos do Espírito Santo (Boes), juntamente com a Central de Captação de Órgãos, tem por finalidade captar, avaliar, preservar e distribuir o tecido ocular aos pacientes que aguardam transplante de córneas – que são os tecidos localizados na porção mais anterior do globo ocular. Realiza entrevistas com familiares de todos os pacientes que evoluem para óbito durante a internação hospitalar, a fim de oferecer possibilidade de doação de órgãos.  Responsável: Abraão Garcia Mendes – médico  Telefone: (27) 3335-7106  Horário de funcionamento: 24 horas por dia  Local: Pátio Central do Hucam 

 Cartório de Registro Civil  Todos os recém-nascidos que saírem do Hucam têm os seus registros civis emitidos.  Responsável: Lúcia Maria Araújo  Telefone: (27) 3335-7305  Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 11h  Local: Prédio Central do Hucam 

 Exame de Mamografia  Realizado pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hucam Responsável: Rodrigo Moll de Souza – médico  Telefone: (27) 3335-7177, 3335-7381, 3335-7430 e 3335-7416  Horário de funcionamento: Das 7h às 16h, todos os dias  Local: Setor de Radiologia - Prédio Central do Hucam

Laboratório de Avaliação, Condicionamento Físico e Reabilitação (Lacore)  Atende pacientes com ou sem doenças crônicas, ou perda ou diminuição de amplitude de movimentos das articulações e do condicionamento físico; pessoas com dor, fadiga muscular e depressão associada às doenças. Atendimento multiprofissional no processo de reabilitação por meio de exercícios físicos orientados. Elabora ainda, programas de reabilitação para auxiliar no tratamento de doenças reumatológicas, cardiovasculares, pulmonares, endócrinas e metabólicas. Ênfase em Reumatologia.  Responsável: Maria Bernadete – médica  Telefone: (27) 3335-7325  Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 17h – Local: Ambulatório 6 

Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI)  Estuda e pesquisa os aspectos epidemiológicos, diagnósticos, terapêuticos, imunológicos e da biologia molecular de várias doenças, como a leishmaniose, esquistossomose, malária, tuberculose, geohelmintíases, dengue, HIV, vírus respiratórios, doenças sexualmente transmissíveis, infecções fúngicas, entre outras. Produz testes para detecção de doenças como a tuberculose e HIV (o resultado do HIV sai em três minutos, com o mesmo grau de acerto do exame convencional, já está sendo usado pelo Ministério da Saúde). Em parceria com o a Prefeitura de Vitória (PMV) e o Ministério da Saúde (MS), o NDI está coordenando os primeiros testes da vacina contra a dengue no Brasil. Desenvolve, ainda, montagem de laboratórios e intercâmbio de médicos, residentes e pesquisadores. Oferece o curso de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, em Doenças Infecciosas.  Responsável: Reynaldo Dietze – médico  Telefone: (27) 3335-7210  Horário de funcionamento: Das 8h às 16h, todos os dias  Local: Prédio Central do Hucam 

Centro de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (Cepad)  Composto por professores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento  tem o objetivo de realizar pesquisas, produzir e divulgar conhecimentos na área de dependência química; colaborar na criação e na organização de saúde que atendam às necessidades da população; e ministrar cursos de preparação e aperfeiçoamento destinados aos profissionais de saúde para o tratamento e acompanhamento aos dependentes químicos.  Responsáveis: Marluce Miguel de Siqueira – enfermeira, e Vitor Buaiz – médico  Telefone: (27) 3335-7492  Horário de funcionamento: Das 8h às 17h, todos os dias  Local: Centro de Ciências da Saúde (CCS) 

 Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hucam  Controle das doenças infecto-contagiosas hospitalares; orientação e implantação de medidas de prevenção, precauções e tratamento das mesmas. É competência do Núcleo  de Vigilância Epidemiológica Hospitalar realizar a busca de casos suspeitos das doenças, nas diversas áreas de internação, ambulatórios e laboratórios do hospital. Realiza também investigação de epidemias, propondo medidas de controle, interrompendo, assim, a cadeia de transmissão. Realiza diagnóstico e tratamento das várias doenças sexualmente transmissíveis (DST) e atendimento humanizado à paciente portador de vírus.  Responsável: Guilhermina Maria Soares Rabbi – médica  Telefone: (27) 3335-7120  Horário de funcionamento: Todos os dias, das 13h às 17h  Local: Ambulatório 5 

Projeto Mãe Adolescente - O objetivo é melhorar a saúde e o cuidado médico das mães adolescentes e de seus filhos, de acordo com as metas propostas na declaração do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam  à melhoria da saúde da mulher. O Projeto oferece a essas adolescentes e suas famílias um apoio psicológico e um suporte técnico. O projeto também está criando bolsas de auxílio. Por meio de convênios com empresas, a adolescente tem a oportunidade de trabalhar e de estudar.  Responsável: Médico Francisco Luiz Zaganelli. Local: Prédio Central do Hucam

Ouvidoria do Hucam  Tem a função de receber, analisar e apurar reclamações, sugestões, criticas e elogios dos usuários do hospital, da comunidade acadêmica e de seus funcionários.  Responsável: Janildes Inácio dos Santos  Telefone: (27) 3335-7443  Horário de funcionamento: Das 8h às 17h, todos os dias  Local: Térreo do Hucam 

 Programa de Atenção ao Tabagista  Assiste as pessoas que desejam abandonar o vício do cigarro. Os usuários são divididos em grupos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, enfermeira e assistente social, para que as verdadeiras causas que levam ao hábito de fumar sejam identificadas e tratadas em suas raízes. Dependendo do caso é recomendado o uso de medicamento para auxiliar o tratamento.  Responsáveis: Marluce Miguel de Siqueira – enfermeira, e Carla Couzi Marques – médica  Telefone: (27) 3335-7442  Horário de funcionamento: Todas as sextas-feiras, a partir das 13h  Local: Ambulatório 3 – segundo andar 

 Programa de Atendimento a Adolescentes  Desenvolve um conjunto de ações com o propósito de atender aos adolescentes numa visão biopsicossocial, enfatizando a promoção e prevenção à saúde, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando assim, a qualidade de vida do adolescente e de sua família. Realiza uma abordagem apropriada aos adolescentes com atendimento individual, conforme orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).  Responsável: Sandra Martins – médica  Telefone: (27) 3335-7162  Horário de funcionamento: terças feiras, das 14h às 18h  Local: Ambulatório 1 

 Programa de Atendimento ao Alcoolista (PAA)  Ajuda no desenvolvimento de estratégias que beneficiem a população no enfrentamento das questões relacionadas ao uso, abuso e dependência do álcool e outras substâncias psicoativas. Busca a melhoria da qualidade de vida do dependente e de seus familiares. Sensibiliza a comunidade quanto aos problemas relacionados ao uso e abuso de bebida alcoólica e de outras drogas.  Responsável: Maria da Penha Zago Gomes – médica  Telefone: (27) 3335-744221 Carta de serviços da Ufes ao Cidadão 

Pontos moeda