Geral

Taxistas reagem à regulamentação do Uber e fazem protestos na capital capixaba

A manifestação acontece devido ao decreto que libera a utilização do aplicativo Uber, publicado no Diário Oficial de Vitória nesta segunda-feira

Grande parte dos taxistas que participa da manifestação saiu de Vila Velha e seguiu para a capital pela Terceira Ponte Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Um protesto de taxistas acontece na tarde desta segunda-feira (01), em Vitória. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de 250 táxis participam da manifestação, que é contrária à chegada do aplicativo Uber na capital. Grande parte dos taxista saiu de Vila Velha e seguiu para Vitória pela Terceira Ponte.

Os manifestantes se concentram em frente à prefeitura da capital. O objetivo deles é entrar na sede da administração municipal para falar com o prefeito Luciano Rezende. Os taxistas afirmam que só sairão da prefeitura após falar com o chefe do executivo.

A assessoria de comunicação do prefeito, no entanto, informou que Luciano Rezende está em uma agenda externa e que os taxistas serão recebidos pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Oberacy Emerich Junior. 

A categoria alega que esteve reunida com o prefeito, na última sexta-feira, e que, na ocasião, Luciano Rezende teria garantido aos taxistas que não tomaria nenhuma atitude que fosse prejudicar a categoria. No entanto, o prefeito assinou o decreto, publicado nesta segunda-feira, que regulamenta o funcionamento do Uber em Vitória, que é motivo de revolta por parte dos taxistas.

Pelo decreto, para poderem explorar o serviço, as empresas operadoras de tecnologia e transporte (OTTs) terão que obedecer critérios, como ter sede em Vitória, contratar motoristas profissionais, promover o treinamento dos motoristas e respeitar a tarifa máxima - que será definida pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). Deverão ser disponibilizadas ao usuário, antes do início da corrida, informações sobre o preço a ser cobrado.

Segundo as informações publicadas no Diário Oficial, “a tarifa máxima a ser cobrada pela OTT bem como sua revisão será definida pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito – COMUTTRAN – Vitória, na forma da legislação municipal”.

Autorização

No dia 6 de julho, foi aprovado por 11 votos a 1 na Câmara Municipal de Vitória o Projeto de Lei que regulamenta o serviço de transporte individual privado de passageiros e o credenciamento para prestação do serviço na capital. 

O decreto saiu no Diário Oficial do Município de Vitória Foto: Reprodução

Pela proposta, fica autorizada a prestação do serviço de aplicativos como Uber, Cabify e WillGo. A justificativa é que esse tipo de serviço de compartilhamento de veículos pode reduzir o número de carros em circulação e estimular a economia local, a livre concorrência e a livre iniciativa.

Para serem liberados pela prefeitura a operar, os proprietários dos veículos precisam comprovar regularidade fiscal, disponibilizar cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de licenciamento dos veículos, cópia da apólice de seguro com cobertura para acidentes pessoais com cobertura mínima de R$ 50 mil, não terem cometido crimes, entre outros quesitos.

Taxistas

Os taxistas capixabas se uniram e prometem criar um aplicativo de transporte para concorrer com o Uber na Grande Vitória. A informação é do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do Estado do Espírito Santo (Sinditaxi - ES). A expectativa é de que o Uber comece a operar em Vitória a partir deste mês.

O programa criado pelo Sinditaxi - ES deve ser concluído em 60 dias, e a proposta é de que o imposto seja recolhido para a prefeitura do local onde ocorrer o desembarque do passageiro.

Pontos moeda