Geral

Tufão Mindulle se aproxima de Tóquio e leva ao fechamento do aeroporto de Narita

Redação Folha Vitória

Tóquio - Ventos fortes do tufão Mindulle que se aproxima de Tóquio, no Japão, forçou controladores de tráfego aéreo a abandonarem temporariamente a torre de controle do Aeroporto Internacional de Narita nesta segunda-feira, fechando um dos dois principais aeroportos de Tóquio por aproximadamente uma hora. Centenas de voos domésticos foram cancelados no outro aeroporto principal da cidade.

O aeroporto de Narita foi fechado por volta das 14h20 (no horário local) após os controladores deixarem a torre quando os ventos atingiram a velocidade de 126 quilômetros por hora, disse o Ministério dos Transportes. O aeroporto foi reaberto cerca de uma hora depois.

Esta foi a primeira vez que a torre de controle foi fechada por causa de um tufão. Ela foi fechada uma vez por causa de uma agitação durante o terremoto de magnitude 9,0 que provocou um tsunami em março de 2011.

Mindulle, que tocou o solo Tóquio na tarde de segunda-feira (no horário local), trouxe chuvas e ventos fortes para a cidade e arredores. Até o momento, 11 pessoas ficaram feridas, três gravemente, disse a agência de gestão de desastres do Japão.

O aeroporto de Narita, que está localizado fora do grande centro de Tóquio, disse que 88 voos internacionais e 34 partidas domésticas e chegadas tinham sido canceladas. Mais de 400 voos internos foram cancelados ou transferidos para outro aeroporto de Tóquio, em Haneda. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda