Geral

Águal deve chegar em todas as residências de Marataízes e Itapemirim nesta sexta-feira

As tubulações do ponto provisório de captação de água foram instaladas nesta quinta-feira (22), mas ainda passará por reparos antes de começar a funcionar

A tubulação e o motor bomba foram instalados e a previsão é que comecem a funcionar nesta sexta-feira (23) Foto: ​Divulgação

Todos os moradores de Marataízes e Itapemirim devem receber água em suas casas a partir desta sexta-feira (23). O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) instalou a tubulação e o motor bomba, emprestados pela Usina Paineiras, que vai auxiliar na captação de água. 

O processo de instalação dos equipamentos já foi concluído nesta quinta-feira (22). No entanto, ainda será preciso passar por alguns reparos para que efetivamente comece a funcionar nesta sexta-feira.

De acordo com o diretor do SAAE, Clodoaldo Leal Ferreira, esse será um ponto provisório de captação. “Como ele fica a dois quilômetros e meio acima de onde é retirada a água que abastece a sede de Itapemirim, Barra do Itapemirim e Marataízes, quando a estação principal atingir o limite máximo permitido de cloreto de sódio (sal), a água passará a ser retirada da estação provisória que ainda terá a capacidade de bombear por cerca de duas horas”, explica. 

No último domingo (18), a Justiça do município determinou, após uma ação ajuizada pela Prefeitura de Itapemirim, que SAAE normalizasse o abastecimento de água no município, até que se normalize o nível de salinização permitido pela legislação vigente. 

O abastecimento de água está sendo realizado desde a última segunda-feira (19), com o teor de cloreto (sal) acima do recomendado, e a água não serve para o consumo humano, porém pode ser usada para serviços de limpeza doméstica. A população não deve ingerir a água nestas condições e precisa ter cuidado com o uso de chuveiros elétricos, pois poderá causar choques e até queimá-lo.

“Mesmo com a liminar permitindo bombear água com cloreto de sódio (sal), chega um certo ponto em que extrapola o limite permitido e não existe mais condição de bombear, por isso a estação provisória vai ajudar enquanto não tenhamos uma medida definitiva”, completa Clodoaldo.

Existe um projeto em andamento para que seja construída uma nova estação captação, onde a água será retirada cinco quilômetros acima do que é captado hoje pelo SAAE. Esse projeto prevê um investimento de R$ 6,3 milhões, que será igualmente dividido entre os municípios de Marataízes e Itapemirim. O projeto está em fase de convênio.

Pontos moeda