Geral

Alunos flagram comida da merenda sendo jogada no lixo após confusão em escola na Serra

Cerca de 150 alunos já haviam se alimentado, outros cem ainda esperavam para merendar quando o alimento pronto para o consumo foi jogado no lixo

Estudantes filmam merenda em bom estado sendo colocada em sacos de lixo Foto: Reprodução

Os alunos da Escola Estadual Antônio Engrácio da Silva, que fica em Feu Rosa, na Serra flagraram duas cozinheiras jogando a comida da merenda no lixo. A comida estava fresca e ainda haviam estudantes que não haviam merendado no turno noturno. A ação foi gravada por alunos através de celulares na noite desta quarta-feira (21).

Se engana quem pensa que o descarte foi feito escondido. As merendeiras da escola estadual jogaram a comida pronta para o consumo em grandes sacolas pretas na frente dos estudantes.

No vídeo aparecem duas cozinheiras jogando o que havia em uma grande panela numa sacola plástica. A comida fresca, recém preparada era a merenda dos alunos do período noturno. Ainda nas imagens, uma funcionária da escola aparece orientando o descarte da comida por causa do horário.

De acordo com os estudantes, no cardápio da noite havia suco de manga, arroz e feijão tropeiro. Cerca de 150 alunos já tinham se alimentado e mais de 100 ainda estavam na fila aguardando a comida ser servida.

Ainda segundo os alunos, a merenda foi jogada fora antes disso e com a autorização da pedagoga escolar. A estudante Bruna Maia Laures, faz supletivo na escola e diz que tudo aconteceu porque as cozinheiras se revoltaram após uma confusão na fila.

“A fila embolou, a pedagoga Cristiane disse que, se não desembolasse, eles estariam jogando a merenda fora. Então ela liberou as merendeiras para jogarem a comida fora e elas também não fizeram questão nenhuma”.

Bruna Maia conseguiu se alimentar, mas uma estudante que pediu para não ser identificada não teve a mesma sorte. Ela afirma que a desorganização na fila é algo que acontece com frequência.

“Sempre aconteceu de alunos furarem fila, mas nunca houve nenhum tipo de confusão. Todo mundo deixa furar a fila e todo mundo comia”, disse.

A Secretaria de Estado de Educação (Sedu) disse que a diretoria da escola informou que cerca de 15 estudantes desrespeitaram e agrediram verbalmente as funcionárias da empresa responsável pela distribuição da merenda escolar na unidade, que decidiram por não servir mais a alimentação.

A Sedu informou, ainda, que em relação ao descarte, repudia a ação e que a empresa terceirizada já foi notificada para dar mais esclarecimentos e providências a respeito do caso.

Pontos moeda